New Age

New Age. O fenômeno New Age originou-se nos Estados Unidos, identificada como a passagem do Sol da constelação de Peixes para a de Aquário. Em linhas gerais, o movimento New Age, iniciada por Marilyn Ferguson, com o seu livro Conspiração Aquariana, em 1989, tinha por objetivo juntar grupos díspares, tais como, a homeopatia, a gnose, a medicina alternativa, o esoterismo e as técnicas de meditação oriental. Com isso, criou-se uma ideologia, a ideologia da nova geração. 

Foi observado que é impossível descrever a new age como a soma de elementos simples:  nela confluem tendências totalmente distintas entre si, de forma que o movimento resulta multiforme e indefinido. Na realidade, a new age nasce da mistura de elementos vindos do esoterismo, das contraculturas juvenis e das várias formas da espiritualidade oriental, sem esquecer o mundo das terapias alternativas; além disso, caracteriza-se por um baixo perfil teórico e intelectual e pela ausência de uma rígida normativa moral, fatores que, obviamente, facilitaram a sua difusão social. Nela existe uma tendência para anular a percepção da oposição e do conflito: apresenta uma imagem do mundo na qual os contrastes são superáveis pela experiência individual na pacificação e na calma. (1,  página 26)

Nova era ou época (New Age). É um chapéu velho. Uma indústria multibilionária que vende superstição e pseudociências de todas as espécies. Parte da cultura comercial. (2) 

(1) PERNIOLA, Mario. Contra a Comunicação. Tradução de Luisa Raboline. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2006.

(2) BUNGE, M. Dicionário de Filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectivas, 2002. (Coleção Big Bang)