Fundamentalismo

Fundamentalismo. 1. Corrente teológica de origem protestante que, desenvolvida nos E.U.A. durante a Primeira Guerra Mundial, admite apenas o sentido literal das Escrituras. 2. P.ext. Qualquer corrente, movimento ou atitude de caráter integrista que exige obediência rigorosa a um conjunto de princípios básicos; integrismo. Fundamentismo islâmico loc. Movimento religioso muçulmano, do século XX, que defende a volta da obediência estrita às leis do Corão.  (1)

Fundamentalismo. Teol. Prot. Aceitação e defesa organizada de um certo número de princípios religiosos em que se têm como verdades fundamentais indispensáveis, ou necessárias a uma consciência cristã coletiva. (2)

Fundamentalismo. É a concepção epistemológica de que todo conhecimento fatual está ancorado em uma base muito firme ou fundamento. Variedades: intuicionismo (percepção intuitiva), racionalismo (lógico) e empirismo (base experimental).  O fundamentalismo pode ser seguido no passado até a confusão entre raiz ou fonte psicológica ou histórica e fundamento propriamente dito. Assim, a fonte histórica da geometria foi o levantamento topográfico (agrimensura), mas toda e qualquer geometria tem um fundamento puramente conceitual, que inclui a lógica. De acordo com o rácio empirismo, não há fundamentos últimos de conhecimento de fatos usuais, pois às vezes a pesquisa parte da observação e outras vezes da teoria, e outras ainda da combinação de hipóteses com dados, ou do questionamento de pressupostos filosóficos. Só quando um corpo de conhecimento foi transformado em teoria (lógico-dedutivo) é que se pode levantar o problema de sua organização ou fundamentos lógicos. (3)

(1) DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO ILUSTRADO LAROUSSE. São Paulo: Larousse, 2007.

(2) GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.].

(3) BUNGE, M. Dicionário de Filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectivas, 2002. (Coleção Big Bang)