Consenso

Consenso. Do latim consensus, acordo, juízo unânime. Acordo estabelecido, entre indivíduos ou grupos, sobre seus sentimentos, opiniões, vontades etc., como condição para que haja uma concórdia social. Há consenso geral quando todos aderem a um princípio, a uma asserção, a uma crença ou a uma tomada de decisão como critério do melhor e do mais verdadeiro, a unanimidade sendo considerada como atitude mais razoável para a realização de determinado objetivo. (1) 

Consenso "geral". Redundância. Consenso assim se define: 1. Opinião ou posição tomada por um grupo como um todo ou por desejo da maioria; unanimidade de opinião; opinião geral; voz comum: O consenso dos eleitores era que as reformas poderiam ser implementadas. 2. Acordo geral: Nenhum governo obtém consenso da população. Nem mesmo Jesus Cristo obteve o consenso. 3. Modo de pensar da maioria; senso comum: A redução do número de sindicatos é consenso na reforma sindical. O nazismo era consenso na Alemanha, em 1941. 4. Autorização; consentimento; anuência: O diretor da escola deu seu consenso para fazer as reformas na escola. Ninguém esperava o consenso dos pais da moça nesse casamento. (2)

Consenso Universal. Em Ética a Nicômaco, Aristóteles diz explicitamente: "Aquilo em que todos consentem, dizemos que assim é, já que rejeitar semelhante crença significa renunciar ao que é mais digno de fé".

(1) JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

(2) SACONNI, Luiz Antonio. Corrija-se de A a Z. 2. ed., São Paulo: Nova Geração, 2011.