Materialismo

Materialismo. Contrariamente ao idealismo, o materialismo considera a matéria como dado primário e a consciência, o pensamento como dado secundário. A forma superior do materialismo é o materialismo filosófico marxista, que superou todas as insuficiências e debilidades das doutrinas materialistas anteriores. (1)

Materialismo. Tudo o que existe é material ou depende da matéria para existir. (2)

Materialismo dialético. Filosofia do Marxismo, conforme foi desenvolvida pelos seguidores de Marx, especialmente na Alemanha e na antiga União Soviética. Une duas afirmativas centrais: a primeira, de que a consciência humana é o reflexo de processos que ocorrem na natureza; a segunda, de que estes processos seguem um padrão dialético no qual cada força que se desenvolve gera seu oposto, ou "negação", levando a um período de transformação revolucionária, que culmina em uma síntese das duas forças opostas. (3)

Materialismo dialético. Visão marxista de que os acontecimentos políticos e históricos resultam do conflito social e deriva das necessidades materiais e podem ser encarados como uma série de contradições e suas resoluções. (2)

Materialismo histórico. A filosofia marxista da história. Segundo ela, os princípios motores da história são a mudança no modo de produção e a luta de classe. Estas hipóteses mostraram ser extremamente frutuosas, em especial por esvaziar o idealismo histórico. E foram confirmadas em muitos casos, porém refutadas em tantos outros. Por exemplo, a sociedade moderna  é em grande parte, sem dúvida, um produto da Revolução Industrial, mas também o é da ciência moderna, da tecnologia, e da filosofia, bem como da emancipação política de crescentes setores da população. A semente válida do materialismo histórico frutificou na escola historiográfica dos Annales que é tanto materialista quanto sistêmica. (4)

Materialismo. a) É a doutrina para a qual a matéria é a única realidade última.

b) Na psicologia o materialismo caracteriza-se pela posição que afirma que todos os fatos psíquicos são de origem fisiológica ou de origem biológica ou apenas físico-química.

c) Na ética é a posição que atualiza apenas os valores utilitários e vitais, e pretende alcançar o bem-estar e o maior gozo material possível. (5)

Materialismo dialético. É filosoficamente materialista e afirma que ela está em movimento constante, numa evolução crescente, em que as mutações quantitativas fazem surgir mutações qualitativas. Vide Marxismo.  (5)

Materialismo histórico. É a doutrina de Karl Marx, segundo a qual os fatos econômicos são a base dos fatos sociais, históricos, éticos, etc., que são meros epifenômenos daqueles. O nome de materialismo histórico foi dado por Engels.

Nestas palavras de Marx está a síntese da concepção materialista do mundo histórico: "A estrutura econômica da sociedade é a base real sobre a qual se eleva a superestrutura jurídica e política, e à qual correspondem as formas determinadas de consciência social... O modo de produção da vida material condiciona o conjunto de todos os processos da vida social, política e espiritual".  (5)

(1) ROSENTHAL, M. e IUDIN, P. Pequeno Dicionário Filosófico. São Paulo: Exposição do Livro, s.d.p.

(2) LEVENE, Lesley. Penso, Logo Existo: Tudo o que Você Precisa Saber sobre Filosofia. Tradução de Debora Fleck. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.

(3) NOVA ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA FOLHA. São Paulo: Folha, 1996.

(4) BUNGE, M. Dicionário de Filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectivas, 2002. (Coleção Big Bang) 

(5) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.