Teleologia

Teleologia. (Do grego telos, fim, e logos, discurso.) Ciência ou estudo da finalidade. Quando é sinônimo de finalismo, o termo se opõe a mecanismo. Segundo Kant, o uso da teleologia é justificado no estudo do ser vivo ou da obra de arte, pois nos dois casos, a explicação teleológica, que considera  as partes em virtude do todo, é a única esclarecedora. (1)

Teleológico. 1. Concernente a teleologia. 2. Fil. Diz-se de explicação, argumento etc. que faz a relação entre um fato e sua causa final. (2)

Teleologia. A suposição de que existe uma finalidade ou propósito nos acontecimentos não humanos. Crença, elaborada por Aristóteles, de que a natureza tem um propósito. (3)

Teleologia. Explicação dos fenômenos pelo propósito a que servem e não por meio de causas postuladas. (4)

Teleologia. (do gr. telos, fim e logos,  tratado, ciência).

a) Estudo da finalidade em qualquer acepção que se tome este termo.

b) Sistema filosófico que considera o mundo como um sistema de relações entre meios e fins.

c) Teoria que estuda a finalidade do homem, sua vida futura, as causas finais, os valores, Deus.

d) Termo empregado em oposição a mecânico, sobretudo a mecanicismo, que postula serem os fatos do mundo dirigidos por causas meramente mecânicas sem finalidade alguma. Para o mecanicismo, o futuro é determinado pelo passado; para a teleologia o futuro está presente no presente e no passado, porque os seres acontecem, tendendo para algo, do contrário não aconteceriam, pois para algo acontecer é preciso que algo tenda para alguma coisa, um termo, pois o próprio devir (vir-a-ser) das coisas revela um tender para uma direção. Ora, essa direção é sempre proporcionada à natureza do móvel, coordenado com os fatores que o produzem. Assim o futuro já está contido, em parte, no presente e no passado. E é este que é o vetor para o qual tendem as coisas, uma finalidade já dada previamente. Vide Causa.  

e) A teleologia está presente na biologia, no vitalismo; na psicologia, no instinto, no hedonismo, no voluntarismo.

f) Na epistemologia, no pragmatismo, no voluntarismo, etc.

g) Na metafísica é a que afirma ser a realidade também ordenada por causas finais.

h) Na ética, que o ato ético é um tender para o fim supremo. Vide Ética. (5)


(1) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

(2) DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO ILUSTRADO LAROUSSE. São Paulo: Larousse, 2007.

(3) HUXLEY, Sir Julian e outros. O Pensamento: Filosofia, Religião, Moral. Publicações Europa-Americana, 1970 (Glossário).

(4) LEVENE, Lesley. Penso, Logo Existo: Tudo o que Você Precisa Saber sobre Filosofia. Tradução de Debora Fleck. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.

(5) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.