Escolástica

Escolástica. (do lat. schola, escola, scholasticus significa o mestre de artes, e queria referir-se à ciência da escola) - a) A escolástica tem sua origem no pensamento dos chamados doctores scholastici. O termo grego skholazein significa, ainda, ser o mestre de alguém, fazer cursos, dar conferências, mas ele corresponde mais propriamente ao conceito medieval, pois os doutores, doctores scholastici, eram os que ensinavam as artes liberais ou a teologia nos claustros ou nas igrejas.

b) Em sentido amplo abrange todas as atividades intelectuais, artísticas, filosóficas e teológicas das escolas medievais.

c) Em sentido mais restrito indica um método e um sistema de pensamento, que tomou o nome de filosofia da escolástica. Entretanto considerando as diferenças que se dão entre os principais autores escolásticos, torna-se difícil estabelecer, nitidamente, em que ela consiste sistematicamente. Apresentá-la como um sistema filosófico é um grave erro pois, na verdade, é apenas uma corrente de opiniões, doutrinas, teorias e sistemas conexionados e analogados pelos fundamentos comuns do cristianismo, em sua expressão filosófica. Assim podemos estabelecer um conjunto de aspectos que os escolásticos tem em comum. (1)

Escolasticismo. Comentário sobre alguns textos, sagrados ou profanos, importantes ou insignificantes, antigos ou modernos, do qual não se espera a solução de qualquer problema significativo, afora da manutenção de um emprego acadêmico — quer medieval ou contemporâneo — estudará o que o autor X diz acerca dos pensamentos da autoridade Y sobre o tema Z, em vez de dirigir-se diretamente a Z. O escolasticismo, que supostamente feneceu com a emergência da filosofia moderna, domina a cena filosófica contemporânea. (2)

(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.

(2) BUNGE, M. Dicionário de Filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectivas, 2002. (Coleção Big Bang)