Heurístico

Heurístico. Do grego heuriskein, encontrar. 1. Que se refere à descoberta e serve de ideia diretriz numa pesquisa, de enunciação das condições da descoberta científica. 

2. Diz-se que um método é heurístico quando leva o aluno a descobrir aquilo que se pretende que ele aprenda: maiêutica socrática é, por excelência, um método heurístico. Não devemos confundir heurística ou hipótese de trabalho com erística, do grego eristikos, que anima a disputa, a controvérsia. A erística é a arte da discussão e de manejar, no debate, sutilezas lógicas. (1)

Heurístico. Processo, como o da tentativa e erro, para resolver um problema para o qual não há algoritmo. A heurística de um problema é um método ou regra pra tentar chegar a uma conclusão. (2) 

Heurístico. (do gr. heuriskô, descobrir, achar, investigar). É a heurística a parte da lógica que se dedica a alcançar a verdade, partindo de conhecimentos verdadeiros já encontrados. É um método de invenção, de descoberta que, de certo modo, se alia ao método apofântico, que é um método de iluminação e de descobrimento de ideias, já contidas em outras.

a) O método heurístico foi usado pelos gregos, mas teve sua estruturação estabelecida pelos escolásticos, que postularam três regras fundamentais.

1) O processo deve partir do conhecido para o desconhecido, do mais notório para o menos notório.

2) O processo deve ter uma escalaridade regular, evitando os saltos e as conclusões precipitadas, extraídas de princípios próximos e imediatos, buscando-se interconexionar os elementos obtidos.

3) Deve atestar a progressiva clareza, pela brevidade e pela solidez.

Para obter tais resultados deve seguir a ordem abaixo:

I - Estabelecer o status quaestionis, as diversas maneiras de ser abordado o tema, claramente definidas e expressas.

II - Clarear previamente os termos empregados, a fim de evitar ambiguidades.

III - Dividir o assunto a ser tratado com toda clareza e com rigor lógico em suas partes.

IV - Distinguir com clareza as verdades definitivas das prováveis.

V - Examinar as sentenças propostas segundo as diversas posições, expressando os argumentos dos adversários sem omitir nada, bem como as dificuldades que se lhes apresentam, realizando essa providência com a maior exação e clareza.

VI - Desenvolver a demonstração da tese exposta de início.

VII - Analisar a seguir as objeções prováveis à tese e as já conhecidas, examinando-as na ordem das sentenças dos adversários, e respondê-las com o máximo rigor lógico e dialético.

b) O método heurístico para os filósofos modernos é a proposta de uma hipótese, sem averiguar se realmente é verdadeira ou falsa, mas apenas se consentânea e adaptável aos fatos, que procura oferecer uma possibilidade de explicação, uma suposta explicação.

c) Empregado também no método pedagógico que consiste em fazer descobrir, pelo aluno, o que se pretende ensinar.

d) Como substantivo é a parte da ciência cujo objeto consiste na descoberta dos fatos, como o aplicado no campo da história.

e) Alguns gramáticos preferem o termo heurético. Usa-se como adjetivo para qualificar todo processo que leve a tais fins.

f) A hipótese de trabalho muito usada na ciência é, também, heurística, pois partindo-se de uma determinada tese, dada provisoriamente, a análise que se segue, não só demonstrará sua procedência ou não, como indicará qual o verdadeiro caminho para alcançar a um objetivo teórico. Assim, em Parmênides, de Platão, este parte de várias hipóteses sobre o Um, alcançando afinal um absurdo, bem como lhe surgem outras possibilidades para prosseguir a sua investigação. (3)

(1) JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

(2) BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Consultoria da edição brasileira, Danilo Marcondes. Tradução de Desidério Murcho ... et al. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

(3) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.