Quadrado da Oposição

Quadrado da Oposição. Na lógica tradicional, o quadrado da oposição resume as relações lógicas que ocorrem entre as quatro formas de proposições da forma sujeito-predicado, conhecidas por A, E, I, O: todos os X são Y; nenhum X é Y; alguns X são Y; alguns X não são Y.

No diagrama, são contraditórias as proposições que não podem ser ambas verdadeiras nem ambas falsas. São contrárias as que não podem ser ambas verdadeiras, mas que podem ser ambas falsas. Uma proposição é subalterna de outra quando é implicada por ela, mas não a implica. As subcontrárias podem ser ambas verdadeiras, mas não podem ser ambas falsas. As relações, tal como foram indicadas, dependem da atribuição da implicação existencial a, por exemplo, "todos os X são Y". Na teoria moderna da quantificação, a generalização não implica que existam coisas que sejam X e, de  fato, a proposição tem de ser verdadeira quando não existem quaisquer X. (1)

(1) BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Consultoria da edição brasileira, Danilo Marcondes. Tradução de Desidério Murcho ... et al. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.