Postulado

Postulado. a) Entre os gregos era a proposição oferecida pelo geômetra, não demonstrada ainda nem evidente de per si, que apenas propunha adotar provisoriamente, cuja demonstração se daria depois. Caracteriza o postulado não ser evidente de per si (como o é o axioma), e também não apresentar o seu enunciado uma necessidade, pois pode-se admitir que não seja verdadeiro, sem que tal expresse imediata contradição. Se é ele fundamento de uma doutrina, não fundamenta de per si a doutrina.

b) Diz-se também da proposição que embora não sendo evidente de per si, serve de princípio para uma demonstração, desde que não se conhece outra proposição que ofereça superior grau de validez e de evidenciação. Neste caso, postular é propor enunciados sem o rigor que encontramos nas outras acepções.

Em suma, o postulado se assemelha e é muitas vezes sinônimo de hipótese (suposição), pois o que o caracteriza é ser uma proposição não evidente de per si, que é proposta como princípio do raciocínio, mas que exige para sua plena validez uma demonstração apodítica. (1)

Postulado de Euclides. "Por um ponto do plano, fora de uma reta, só é possível traçar uma paralela". É este o famoso postulado V dos Elementa de Euclides, fundamental da geometria euclidiana. As geometrias não euclidianas consistem precisamente em negar que possa passar uma paralela sequer, ou em afirmar que podem passar não uma, mas muitas, segundo a concepção do espaço, que não seria, pois, mais euclidiana; ou seja, tridimensional, mas pluridimensional. (1)


(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.