Vaidade

Vaidade. Característica daquilo que é vão (sem valor, sem consistência, vazio, ilusório). Coisa vã. "Que vaidade a da pintura, que atrai a admiração pela semelhança com as coisas cujos originais não são admirados!" Pascal, Pensamentos. (1) 

Vaidade. Ter uma opinião excessivamente boa sobre nossos próprios feitos e qualidades. Tomás de Aquino não faz uma distinção clara entre a vaidade e o orgulho, mas associa ambos ao desejo de distinção e importância. De acordo com Adam Smith, a vaidade é "sempre fundada sobre a crença de que se é objeto de atenção e de aprovação". Tanto Tomás de Aquino como Smith consideram a vaidade o principal motivo da busca de riqueza e de fama (Summa Theologiae, IaIIae 84; The Theory of the Moral Sentiments, I. 3. 2.). Ver também Mandeville; Veblen. (2)

(1) LALANDE, A. Vocabulário Técnico e Crítico de Filosofia. Tradução por Fátima Sá Correia et al. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

(2) BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Consultoria da edição brasileira, Danilo Marcondes. Tradução de Desidério Murcho ... et al. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.