Mimesis

Mimesis. a) Termo grego que significa a ação de imitar, de copiar. Muito empregado pelos pitagóricos que afirmavam que as coisas copiam os arithmoi. (Vide Arithmós). Na filosofia platônica, na fase final, que é genuinamente pitagórica, a imitação confunde-se com a participação. Esta implica a presença de uma formalidade em grau intensistamente menor em um ser causado, que imita proporcionadamente à sua natureza, a perfeição que pertence a outro ser, que a tem em plenitude. Neste sentido é que se diz que todas as coisas foram feitas à semelhança de Deus porque, sendo as perfeições positividades, estas têm sua origem no Ser Supremo, fonte originaria e criadora de todos os seres. Nenhuma perfeição pode vir do nada, pois, neste caso, o nada seria alguma coisa e não propriamente nada.

b) Emprega-se também o termo mimesis no sentido da imitação. Esta, na psicologia, caracteriza-se pela reprodução de um fenômeno psíquico anterior. Há assim imitação consciente quando o que imita sabe que imita. Há sugestão imitativa quando não há consciência da imitação que é provocada. Há imitação de si mesmo, há imitações simples, quer surgem de um primeiro esforço, e perseverantes as que exigem esforços repetidos. Há ademais imitação instintiva e involuntária.

c) Na estética a imitação é a teoria geral de que a criação artística, em seus primórdios, foi meramente imitativa e a obra de então apenas representava os fatos. Posteriormente, descobrindo o artista na obra imitativa formas e novos valores, realizou a criação estética desses valores, o que representa um estágio superior. No expressionismo a imitação é servil, enquanto no impressionismo está marcada pelos valores momentâneos do artista. (1)

(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.