Mathesis 

Mathesis (Matese). (gr., a ação de aprender, de se instruir e também o desejo que leva a instruir-se. No plural, faculdade da inteligência, aptidão para instruir-se). Mathema, cujo genitivo é mathematos, é o estudo, a ciência, o conhecimento. No plural são as ciências matemáticas como a aritmética, geometria, astronomia. Mathematikôs, o que empreende o estudo, o que se afeiçoa ao estudo. Na ordem platônica não deveria entrar o que não fosse afeiçoado ao estudo, quem não fosse mathematikôs. Mathesis dá como conteúdo mathema, no genitivo mathematos, e esse radical ika aponta a arte de fazer alguma coisa. Mathematika é a arte de alcançar os conteúdos positivos (mathema) da instrução (mathesis). Mas para compreender-se o verdadeiro sentido que os pitagóricos davam à matemática (e também de Platão que era um genuíno pitagórico), impõe-se levar avante o exame desse termo.

Tanto mathema como mathesis tem sua origem no verbo manthanô (em gr. significa aprender, estudar, instruir-se e também ser compreendido, aperceber, cujo radical é men-dh). Men  é uma partícula afirmativa e adverbialmente significa verdadeiramente, certamente, positivamente. Temos daí o verbo menô, permanecer, durar, ser fixo, estável, de onde temos o latim maneo, manar, o que permana. Examinando o radical dh, no grego th, temos thené, um sufixo adverbial que dá a ideia de uma partida, de um alongamento; thea é a ação de olhar, contemplar, ponto de onde se vê alguma coisa, e theá é o divino, daí theos, Deus. O radical the indica colocar, e thesis é a ação de colocar, ação de instituir, de estabelecer, de pôr. Não está longe o sentido de thesis, tese, positividade. Mesmo no verbo tithemi, temos esse radical the, dhe (do sânsc.) de dadhati. E no futuro o verbo tithemi, que significa colocar, pôr, que dá thesô, no imperativo thés.  

No sânsc. e mas raízes indo-europeias de tais conceitos encontramos outras sugestões interessantes; man é um radical que entra na composição de termos importantes, e tem sempre o sentido de pensamento, crença, imagem, conjetura. Matá é pensamento, matya, os meios de adquirir o conhecimento, mánas é o intelecto, a inteligência e tudo quanto é afim, mánu, o sábio, o que pensa, o inteligente, manushyá, o humano, humanamente, mantra o instrumento do pensamento, a palavra. (Matra, no egípcio, é a unidade de medida, metron em grego, e mana era também medir em egípcio).

A palavra mathesis indica a ação de alcançar o pensamento positivo. E o conteúdo dessa ação de captar os pensamentos positivos, o que dela resulta é a mathema. E a arte ou ciência para obter os conteúdos do pensamento positivo é a mathemaiiká.  Esse é o logos que os pitagóricos, iniciados num grau mais elevado (o grau de epopter) compreendiam. Há um conhecimento supremo, uma suprema instrução, uma mathesis, que é de todas as outras, em que as outras são apenas os estágios inferiores. A mathesis suprema é o supremo saber que o homem deseja alcançar. E o homem que ama esse saber é o filósofo, de philoô e sophia, amor ao saber. A filosofia é, assim, o afanar-se em encontrar, em alcançar o saber supremo: a Mathesis suprema, a Mathesis megisthe (superlativo de grande). (1)

(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.