Figura

Figura. (do lat. fingo, fixi, fictum, fingere, estes três últimos, perfeito, particípio passado e infinitivo, que significam formar, fazer, compor, modelar, construir, de fictum, ficção, do gr. a expressão skhema,  esquema, maneira de ser, forma e figura exterior, que se origina do exô, do verbo skein, que significa trazer, manter, possuir). a) Figura é estrutura, forma exterior, configuração.

b) Este sentido de figura é o mais geral e também o primitivo.

c) Na geometria é o conjunto de pontos ou de linhas e superfícies que formam um todo configurativo, isto é, fechado; em suma, é um espaço terminado, determinado por linhas ou superfícies.

d) Na lógica indica as formas dos silogismos, segundo as posições ocupadas pelo termo médio, como sujeito ou predicado, na maior ou na menor e as classes dos modos que apresentam cada uma dessas formas.

e) Na retórica, as formas específicas de elocução como as figuras de palavra, de pensamento, figuras hábeis à prova, para provocar os sentimentos, tais como as metáforas, as alegorias, os tropos, etc.

f) Na linguagem científica muitas vezes se emprega o termo forma para indicar apenas o figurativo, o que contribui para as confusões quanto a propriedade e a univocidade dos termos.

É conveniente evitar a confusão comum entre figura e forma, pois este termo só é sinônimo daquele, quando significa a forma exterior, estereométrica dos corpos. É preferível que, neste sentido, empregue-se sempre o termo figura, deixando o de forma para o sentido clássico da Filosofia. (1)

(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.