Dinâmica

Dinâmica. (do gr. dynamis, potência). a) Diz-se de todo estudo que se refere a um objeto, considerando-o segundo a atualização ou não de suas possibilidades, tomadas em si, e, também, em relação com outras coisas.

b) Parte da mecânica que estuda as forças.

c) Na sociologia fala-se em dinâmica social para indicar o movimento pelo qual se processa a adaptação dos indivíduos ao contorno social e vice-versa, enquanto a expressão estática social refere-se ao equilíbrio dos interesses e das pretensões individuais na sociedade, normalmente constituída. (1)

Dinâmico. (do gr. dynamis, que significa  potência, faculdade de poder. Do sufixo dyna e mai significa poder, ser capaz de...) - a) Para Aristóteles dynamis era a potência, aptidão para ser ou para tornar-se, para devir. Dinâmico, em sentido clássico, seria tudo o que envolve a relação de mutação, de sucessão.

b) Com o tempo passou a significar tudo o que envolve relação de movimento, de atividade, de força. Opõe-se, nesse sentido, a estático. A ordem, dinamicamente considerada, é o tender para, é a finalidade. Deste modo, o dinâmico faz surgir aos olhos a conexão completa das coisas no plano de ação e do devir. Vide Dinamismo. (1)

Dinamismo. (do gr, dynamis, potência. a) Termo com que se designa todo e qualquer sistema filosófico em oposição à filosofia mecanicista, que estabelece ser a força (dynamis) o que fundamenta todas as coisas. Nesse sentido teríamos o dinamismo integral. A escolástica aceitava um dinamismo, pois não afirmava apenas o estaticismo dos seres, já que todos os seres finitos tendem para algum fim e, assim, queria referir-se não só aos acidentes, mas também à própria forma. O dinamismo integral encontramo-lo em Bergson, na sua concepção "élan vital", da "evolução criadora", que é produzida e criada por aquele impulso vital, com o que ele pretende substituir as causas eficientes e finais.

b) A concepção de Leibniz (vide Monadismo), afirma que o espaço está ocupado dinamicamente por unidades inextensas de força, ocupando cada uma um determinado espaço, e que enche o espaço vazio, é um dinamismo cosmológico.

A concepção dinamista da escolástica distingue-se da integral, porque, para ela, a forma é um elemento essencial que determina e ordena a plenitude da mesma, enquanto a outra concepção lança mão do conceito de força, conceito que provoca grandes dificuldades para a sua inteligibilidade filosófica.

O defeito fundamental do dinamismo integral está precisamente aí, porque termina por dar a esse conceito uma absolutuidade que é contraditória in adjecto. Vide Crítica do conceito de força.  (1)

(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.