Abnegação

Abnegação. (do lat. abnegatio, ação de sacrifício) - a) Sacrifício voluntário de si mesmo em benefício de outrem ou outros. Podemos analisar sob dois sentidos: a) em sentido lato: renúncia, sacrifício de alguém a tudo quanto tenha de egoísta nos seus desejos; b) em sentido restrito: sacrifício voluntário de uma tendência natural em benefício de outrem. Vide Altruísmo e Simpatia.  

b) Psicologicamente, estado de espírito, que consiste numa disposição ao sacrifício de si mesmo; também, tendência natural, temperamento tendente ao sacrifício; redução do afetivo; "sacrifício é uma abnegação que começa no coração... e abnegação é a forma intelectual do sacrifício". (Boise ).

c) Sob o ângulo cristão: "Negação do egoísmo para a conquista de uma vida divina". (Mat., XLI, 24 - Luc., IX, 23 ).

d) Sentido ascético: esquecimento de si mesmo, de tudo quanto é seu; "abandono de nós mesmos, entregando-nos à misericórdia de Deus" (Leibniz). Nessa acepção é a negação de si mesmo, é o amor a Deus pela negação de nós mesmos (o eu odiento), "le moi haïssable", de Pascal. Aqui se aproxima de sacrifício (vide), tornando-se uma renúncia intelectual.

e) Segundo Calvino: "A justiça de Deus jaz na abnegação de nós mesmos em obediência à sua vontade".

f) Sentido de um grau de desinteresse, ou expressão de desinteresse, que ultrapasse o simples "esquecimento de si mesmo" (G. Belot ).

g) Sentido vulgar: servir aos outros com desinteresse, renúncia, desprendimento. (1)

(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.