Civilização

Civilização. civilis, cidadão, civil. Etimologicamente o termo significa ação de civilizar, de transmitir padrões de vida, reputados civis, por oposição a bárbaros, selvagens. O termo passou, em seguida, a significar o conjunto de características das sociedades julgadas mais evoluídas, pela superioridade de seu desenvolvimento científico e tecnológico, e pelo caráter supostamente mais racional de sua organização social, política e econômica. (1)

Civilização. Para o pensamento clássico, é fundamentalmente o conjunto de fenômenos religiosos, intelectuais, políticos etc. e dos valores que a ele correspondem, caracterizando as populações que participam da herança grego-romana e do cristianismo. A civilização então se opõe, de maneira muito etnocêntrica, ao selvagem ou à barbárie.

O pensamento moderno a princípio generalizou o conceito para aplicá-lo a todas as sociedades. Fala-se a partir de então de "civilização amazônica" ou chinesa, assim como de "civilização espanhola"; porém, sob a influência da antropologia anglo-saxônica o termo é substituído neste sentido, na maioria dos casos, por cultura. (2)

(1) ÁVILA, F. B. de S.J. Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo. Rio de Janeiro: M.E.C., 1967.

(2) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.