Natureza

Natureza. 1. Mundo físico, especialmente aquele em que o ser humano habita e que existe sem sua intervenção. 2. Conjunto de elementos (mares, montanhas etc.) que constituem o mundo natural. 3. Paisagem formada por esses elementos. 4. Conjunto das características originais de um indivíduo, animal ou coisa: natureza felina. 5. Conjunto de tendências ou instintos que orientam a conduta a conduta e constituem a essência de algo: natureza agressiva de um povo. 6. Conjunto de características peculiares que definem um elemento num grupo ou um grupo entre outros; caráter, tipo, espécie: problemas de naturezas diversas.7. Condição do que é selvagem, primitivo. 8. A genitália masculina ou feminina. (1)

Natureza. 1. Aquilo que possui em si mesmo um princípio de movimento e de fixidez (Aristóteles). 2. Sinônimo de essência: conjunto das propriedades que definem uma coisa. Ex.: "a essência ou a natureza da alma é a de pensar" (Descartes). 3. Tudo aquilo que, num ser, é inato e espontâneo. 4. Conjunto do reino mineral, vegetal e animal considerado como um todo submetido a leis. (2) 

Natureza. Conjunto de todos os seres de que se compõe o Universo e dos fenômenos que nele se produzem. (3)

Estado de Natureza. Referindo em geral a um primeiro estado da humanidade, a expressão tem um sentido teológico ou filosófico. Em teologia, estado da humanidade que não teria sido elevado ao estado sobrenatural, em oposição ao estado de graça (natureza corrompida pelo pecado), ou às vezes, de maneira diferente, a natureza do homem antes da queda. Em Filosofia, a fórmula que se opõe a estado civil designa a situação fictícia do homem antes do surgimento da sociedade, e é então utilizada como ferramenta crítica por certos filósofos (Hobbes, Locke, Rousseau), que se apresentam com censores da sociedade moderna. (4)

Figura Ilustrativa (4)

Figura: sinonímia

(1) DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO ILUSTRADO LAROUSSE. São Paulo: Larousse, 2007.

(2) REZENDE, A. (Org.). Curso de Filosofia: para Professores e Alunos dos Cursos de Segundo Grau e de Graduação. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.  

(3) Enciclopédia Barsa Universal

(4) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.