Noologia

Noologia. (do gr. nous, espírito). O termo noológico tem sido empregado modernamente na filosofia para tudo quanto concerne ao espírito. Em suas linhas gerais é a ciência do espírito (a Geisteslehre dos alemães), e corresponde à psicologia metafísica dos escolásticos, pois não é apenas uma descrição do funcionar do psiquismo humano, mas uma especulação em torno de temas transcendentais, metafísicos, como a origem e o fim da alma humana, prova ou não de sua existência. Não só examina o funcionar psicológico racional, como também as suas raízes intuicionais e afetivas, e penetra no âmbito da problemática gnosiológico-crítica que pertence especificamente ao campo da Teoria do Conhecimento ou Gnosiologia.

À psychologia rationalis dos escolásticos seguiu-se a grande contribuição crítica da psicologia de nossos dias, devido em parte às críticas elaboradas por Kant e às análises em profundidade dos psicólogos modernos. Contudo os resultados dessas pesquisas vêm corroborar as teses da psicologia aristotélico-tomista.

A noologia não se cinge apenas o estudo do funcionar noético, mas também investiga as suas raízes, origens e fins, incorporando deste modo toda a contribuição do especular escolástico sobre o tema da alma. Por outro lado não pode deixar de examinar as teorias propostas para explicar o advento do homem, embora tais temas sejam, propriamente, das disciplinas antropológicas.

É uma ciência e o seu objeto material é o fato psíquico. O objeto formal é esse fato examinado especificamente no campo antropológico, no campo da rationalitas dos escolásticos, no campo da noesis humana, com os seus conteúdos noemáticos, cuja diferença específica os distingue dos fatos psíquicos animais. (1)

Noologia (ciências). Ampère chamava de ciências noológicas as ciências que concernem ao espírito, em oposição às ciências cosmológicas. O termo noológico que indica tudo quanto se refere à noologia, ou melhor ao espírito humano, está sendo atualmente usado em vários sentidos, mas sempre dentro desse âmbito; ou seja, a tudo quanto se refere ao espírito. (1)

(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.