Raça / Racismo

Raça. Denomina-se raça o conjunto das características hereditárias comuns (morfológicas, anatômicas) que, dentro de uma espécie, distinguem uma variedade particular. A noção é cientificamente menos aplicável ao homem do que às outras espécies animais. Decerto, a partir de certos critérios (cor da pele, tipo de cabelo, distribuição dos grupos sanguíneos), é possível distinguir três raças principais que dão lugar a raças locais devido ao isolamento geográfico prolongado, mas a noção de raça pura  é ilusória em virtude dos cruzamentos. A noção cultural de etnia é mais conveniente para designar as características diferenciais cuja origem deve ser buscada no meio físico e no meio social.

Racismo. O racismo repousa na crença de uma desigualdade das raças humanas, raças sendo em geral confundida aqui com a noção de etnia ou de comunidade de cultura, e numa perversidade moral vinculada à inferioridade racial. As ideias racistas procuram uma causa científica no século XIX, sobretudo com Gobineau, escritor francês. Porém, é principalmente na Alemanha que encontraram um terreno propício, sob o regime nazista. Longe de exprimir uma verdade objetiva, o racismo se baseia em diferenças biológicas tanto mais ilusórias quanto o conceito de raça se aplica mal aos homens. As racionalizações que acompanham a atitude racista mascaram de fato motivações pouco confessáveis e não passam da justificativa de uma agressividade incoercível associada na maioria das vezes ao medo do Outro. (1)

Racismo. Doutrina ou crença preconceituosa admitindo e afirmando a desigualdade das raças humanas (consideradas independentemente dos cruzamentos, pois a identifica com etnia ou comunidade de cultura) e que, na prática, não só defende a existência de raças superiores “puras”, mas se manifesta por atitudes ou comportamentos estereotipados de xenofobia individual e coletiva. Ao pregar a inferioridade racial, constitui uma perversidade moral. No séc. XIX, as ideias racistas buscaram uma fundamentação científica (Gobineau). Encontraram um terreno favorável sob o regime nazista. Longe de exprimirem uma verdade científica, apoiam-se em ilusórias diferenças biológicas. Ver apartheid. (2)

Raça. a) Em sentido biológico é a divisão que vem imediatamente abaixo da espécie.

b) Grupo ou grupos de indivíduos, nos quais se perpetuam certos caracteres, quer biológicos, quer psicológicos, quer sociais, que os distingue de outros grupos de caracteres diferentes.

c) Conjunto dos ascendentes e descendentes de uma mesma família.

d) Diz-se ainda por extensão dos indivíduos que revelam possuir um mesmo caráter através dos tempos. (3)


(1) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

(2) JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

(3) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.