Eternidade

Eternidade. Define-se naturalmente a eternidade como a duração indefinida, um tempo linear ou às vezes cíclico (Eterno Retorno) sem começo nem fim. Ora, essa definição que se refere à "sempiternidade" do Universo, opõe-se àquela, mais filosófica, que assimila a eternidade à intemporalidade, ao que é subtraído do devir. Nesse sentido, Platão diz que o tempo não passa da "imagem móvel da eternidade imóvel" (Timeu).

Não existe experiência humana diante da eternidade, embora o sábio spinozista pretenda nele experimentá-lo pela razão. A fenomenologia contemporânea tenta reencontrar a imagem da eternidade pelo tempo vivido num "eterno presente" (Lavelle) cujas três modalidades para a consciência  seriam o "presente do passado, o presente do presente e o presente do futuro". O estruturalismo, por sua vez, aborda a eternidade à sua maneira privilegiando a sincronia ao invés da diacronia. (1)

Eternidade. a. Teologia - Intemporal, fora do tempo. b. Ciência e ontologia - Duração indefinida. Um dos velhos problemas da cosmologia é averiguar se o universo é eterno ou teve um começo e terá um fim. A física moderna, da qual a cosmologia é apenas um capítulo, aponta para a eternidade do universo, se não por outro motivo, ao menos por causa das muitas leis de conservação. (2) 

(1) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

(2) BUNGE, M. Dicionário de Filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectivas, 2002. (Coleção Big Bang)