Existencialismo

Existência. O fato de a coisa estar aí, sem necessidade, de modo contingente.

Existencialismo. Conjunto de doutrinas que se opõem ao racionalismo e ao idealismo e que admitem que o objeto próprio da filosofia é a realidade existencial, isto é, existência concreta e vivida, e que o único meio que possuímos para entrar em contato com ela consiste no sentimento ou emoção.

Doutrina que acentua o aspecto existencial do ser, que se baseia nas raízes da existência humana. Iniciado pelo filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard (1813-1855), nela se distinguem sobretudo Martin Heidegger, Karl Jaspers e Jean-Paul Sartre. Contrapondo-se ao aspecto essencial próprio da filosofia tradicionalista, o existencialismo nega qualquer essência abstrata e universal no homem: este é pura existência e, por isso, construtor do seu próprio destino, arquiteto de sua própria vida. (1)

Existencialismo. Existência do indivíduo como agente livre e responsável que determina o próprio desenvolvimento por meio de atos da vontade. (2)

Figura ilustrativa (3)

Existência. (al., Dasein, Existenz). Para Husserl referem-se a todos os seres. Para os existencialistas porém, como Heidegger, Dasein refere-se ao existir de todas as coisas, e Existenz ao existir do ser pessoal apenas. (4)

Existência e Essência. Existência; ex-sistência (estar aí, ex, fora das causas), o que se acha na coisa, in re. É o fato de ser. Difere de essência, pois a existência consiste no fato de ser da essência. Assim como se pergunta: "que é o ser?" pode se questionar: "qual o ser da existência?" Em que consiste a existência, qual a essência da existência, qual a essência da essência? Metafisicamente: a existência (metafísica) é a imediata união da existência e da essência. Há existências e existências, com suas essências menores em extensão. Se a toda existência corresponde uma essência, nem a toda essência corresponde uma existência, pois uma pode ser possível. (pensamento escolástico). (4)

(1) EDIPE - ENCICLOPÉDIA DIDÁTICA DE INFORMAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL. 3. ed. São Paulo: Iracema, 1987.

(2) LEVENE, Lesley. Penso, Logo Existo: Tudo o que Você Precisa Saber sobre Filosofia. Tradução de Debora Fleck. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.

(3) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

(4) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.