Idealismo

Idealismo. Atitude de espírito aberta a um ideal. Idealista é aquele que crê no poder das ideias e na nobreza dos sentimentos, para reformar o homem e a sociedade. Neste sentido, o idealista se opõe tanto ao materialista quanto ao egoísta. (1)

Idealismo. Do latim tardio idealis. Em sentido geral, “idealismo” significa dedicação, engajamento, compromisso com um ideal, sem preocupação prática necessariamente, ou sem visar sua concretização imediata. Ex.: o idealismo de fulano. O termo “idealismo” engloba, na história da filosofia, diferentes correntes de pensamento que têm em comum a interpretação da realidade do mundo exterior ou material em termos do mundo interior, subjetivo ou espiritual. Do ponto de vista da problemática do conhecimento, o idealismo implica a redução do objeto do conhecimento ao sujeito conhecedor; e, no sentido ontológico, equivale à redução da matéria ao pensamento ou ao espírito. O idealismo radical acaba por levar ao solipsismo.(2)

Idealismo. Nome comum aos sistemas filosóficos que admitem a existência de um princípio não material. Opõe-se, assim, ao materialismo. É opondo idealismo a realismo que se pode determinar com precisão o sentido usual desse termo em filosofia. (3)

Idealismo. De ideal. Atitude de espírito aberto a um ideal. Idealista é aquele que crê no poder das ideias e na nobreza de sentimentos, para reformar o homem e a sociedade. Neste sentido, o idealista se opõe tanto ao materialista quanto ao egoísta. Opõe-se ao materialista convencido de que são a matéria e os determinismos das leis físicas, biológicas e econômicas que determinam inelutavelmente as ideias e não podem ser por elas orientados. Opõe-se ao egoísmo fechado em seus próprios interesses que julga que só pela provocação calculista dos interesses é possível motivar os indivíduos e os grupos para a ação. Por essa dupla oposição, o idealismo é acusado de irrealista e utópico. No entanto, é certo que é imenso o acervo de realizações que a Humanidade criou por puro idealismo, e neste acervo se incluem as mais altas e perfeitas. Seria incontável o número de obras de promoção humana, de educação, de assistência hospitalar e outras, que haveriam de parar se fossem esvaziadas de sua motivação idealista. O idealismo, aliás, é uma das características mais nobres da juventude. Não ainda comprometida na trama de interesses pessoais ou de grupos, ela encontra no idealismo uma das fontes mais abundantes de sua inspiração e ação. O termo idealismo tem ainda várias acepções em Filosofia, referindo-se principalmente às doutrinas que negam aos fenômenos uma subsistência em si mesmos e os reduzem a meras representações mentais.(4)

Idealismo. Designa de maneira geral a tendência filosófica que reconduz qualquer existência ao pensamento - seja na realidade, seja no conhecimento. Aplica-se a partir de então a doutrinas bem diferentes. 

Em Platão, a existência separada atribuída às ideias com relação ao mundo material é igualmente denominada de "realismo platônico".

O idealismo de Berkeley, no qual o mundo exterior só existe pelas percepções e ideias que dele temos, é mais corretamente denominado imaterialismo. 

Kant denomina de idealismo transcendental dos fenômenos o fato de os últimos constituírem simples representações relativas a nossos meios de conhecimento e não coisas em si. Trata-se portanto de um idealismo crítico, que ele opõe ao idealismo "empírico" (Descartes, Berkeley, Condillac), para o qual a existência dos objetos fora de nosso pensamento é duvidosa ou impossível (observamos todavia que em Descartes esse idealismo é apenas temporário e metódico).

A filosofia alemã do século XIX propõe ainda: o idealismo "subjetivo" de Fichte, o idealismo mágico de Novalis, o idealismo "objetivo" de Schelling, antes da afirmação por Hegel, do idealismo absoluto, no qual a ideia garante seu próprio desenvolvimento dialético até sua assimilação ao Espírito Absoluto. 

Alternadamente oposta ao realismo, ao empirismo ou ao materialismo a tendência idealista aparece desse modo como uma constante na história da filosofia. 

Notemos contudo que, para o pensamento contemporâneo, o termo sob a influência crítica marxista, pode assumir um sentido pejorativo para designar uma concepção decerto generosa ou ambiciosa mas irrealizável ou utópica. Em moral, mais particularmente, o idealismo significa com frequência uma ignorância das condições concretas da conduta. (5)

Idealismo. Doutrina filosófica que considera os objetos de percepção como imagens na nossa mente. Segundo o idealismo, as sensações e as ideias na nossa mente são as únicas coisas existentes. O oposto de materialismo. Segundo o idealismo hegeliano, a realidade é a manifestação do espírito absoluto. (6)

Idealismo. Concepção de que a realidade consiste essencialmente de algo não material - a mente, os conteúdos da mente, espíritos, ou um espírito. (cf. materialismo) (7)

Idealismo. Os objetos do conhecimento dependem da atividade mental. (8)

(1) ÁVILA, F. B. de S.J. Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo. Rio de Janeiro: M.E.C., 1967.

(2) JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

(3) EDIPE - ENCICLOPÉDIA DIDÁTICA DE INFORMAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL. 3. ed. São Paulo: Iracema, 1987.

(4) ÁVILA, Fernando Bastos de, SJ. Pequena Enciclopédia de Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Loyola, 1993.

(5) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

(6) HUXLEY, Sir Julian e outros. O Pensamento: Filosofia, Religião, Moral. Publicações Europa-Americana, 1970 (Glossário).

(7) VÁRIOS COLABORADORES. O Livro da Filosofia. Tradução de Rosemarie Ziegelmaier. São Paulo: Globo, 2011.

(8) LEVENE, Lesley. Penso, Logo Existo: Tudo o que Você Precisa Saber sobre Filosofia. Tradução de Debora Fleck. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.