Objeto

Objeto. Do latim objectus, de objicere, lançar, jogar para frente. 1. Em um sentido genérico, uma coisa, uma realidade material, externa, aquilo que se apreende pela percepção ou pelo pensamento.

2. A noção de objeto se caracteriza por oposição ao sujeito, ou seja, designa tudo aquilo que constitui a base de uma experiência efetiva ou possível, tudo aquilo que pode ser pensado ou representado distintamente do próprio ato de pensar. Nesse sentido, o objeto se constitui sempre em uma relação com o sujeito, sendo um conceito tipicamente epistemológico. (1)

Objetividade. Característica daquilo que existe Independentemente do pensamento. Opõe-se a subjetividade. (1)

Objetivismo. 1. Em teoria do conhecimento e filosofia da ciência, concepção característica sobretudo do positivismo, que valoriza na relação de conhecimento o lado do objeto, em detrimento do sujeito. Oposto a subjetivismo.

2. Doutrina que supõe que a mente pode obter um acesso direto, pela percepção, à realidade tal qual ela é. (1)

Objeto. (do lat. ob e jectum, do verbo jectare, atirar. Etimologicamente o que se coloca ante, ob, o que se jecta ob ao sujeito). a) É o que é pensado ou representado, que é distinto do ato de pensar ou de representar. Vide sujeito.

b) A meta para a qual se tende. Neste sentido é sinônimo de objetivo.

c) O que está extramentis, o que tem existência fora da mente de quem pensa.

Os escolásticos faziam a distinção entre objeto material e formal. O primeiro é o que existe em si mesmo com todas as suas notas (que são as propriedades cognoscíveis e que se manifestam); o segundo é o captado pelo complexo das notas em sua representação na mente. (2)

Objetividade. a) Caráter do que é objetivo.

b) Diz-se também da atitude mental em considerar os fatos em sua realidade, e não através das deformações que as perspectivas esquemáticas do homem pode oferecer. (2)

Objetivismo.  a) É tomar como objetivo o que outros possam tomar de outro modo.

b) Significa realismo.

c) Idealismo objetivo.

d) Toda posição que afirma que as ideias possuem uma validez objetiva. Contrapõe-se a essa tese o psicologismo, o solipsismo, etc. (2)

Objetivo. a) O que possui o caráter de objeto real, extramentalmente, em contraposição a subjetivo (no sentido psicológico) que existe apenas na mente.

b) Duns Scot considerava objetivo, ao inverso, o que só existe como objeto de um sujeito; isto é, como existindo na subjetividade, independentemente de existência exterior, o que só existe como objeto de um sujeito.

c) Diz-se também dos que veem os fatos objetivamente (tipos objetivos).

d) Emprega-se como sinônimo de meta. (2)

(1) JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

(2) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.