Panteísmo

Panteísmo. Concepção segundo a qual tudo o que existe deve sua existência a Deus, e em última análise se identifica com Deus. Deus é assim um ser imanente no mundo, à natureza, e não um ser exterior e transcendente. Na filosofia clássica, os estoicos defenderam uma posição na qual Deus se confundia com a Alma do Mundo. No pensamento moderno, Spinoza é o principal representante do panteísmo, afirmando que Deus é a única substância infinita e eterna, da qual todas as coisas existentes são apenas modos. Ver teísmo; ateísmo. (1) 

Panteísmo. Doutrina filosófica que identifica Deus e o Mundo, o Criador e a criação, Isto é, considera Deus como a universidade dos seres ou conjunto de tudo quanto existe. (2)

Panteísmo. A concepção de que Deus está em tudo, ou de que Deus e o universo são um. O mais conhecido sistema panteísta da filosofia moderna é o de Spinoza, embora a retórica panteísta tenha florescido no século XIX, na obra de Emerson, por exemplo. (3)

Panteísmo.  A característica do panteísmo pode ser expressa dizendo-se que ele não estabelece nenhuma diferença entre causalidade divina e causalidade natural. No interior do panteísmo, podem-se distinguir três modos principais de vincular mundo e Deus, quais sejam: 1.° o mundo é a emanação de Deus; 2.° o mundo é a manifestação ou revelação de Deus; 3.° o mundo é a realização de Deus. O primeiro e o segundo desses modos unem-se em geral, e o mesmo ocorre com o segundo e o terceiro; não se acham, porém, explicitamente vinculados o primeiro e o terceiro (extraído da palavra Deus, item Deus como Natureza do Mundo). (4)

Panteísmo. Crítica de Schopenhauer. Contra o panteísmo eu apenas sustento que ele não diz nada. Chamar o mundo de Deus não significa explicá-lo, mas apenas enriquecer a língua com um sinônimo supérfluo da palavra mundo. O panteísmo pressupõe o teísmo como seu antecedente. Não se parte imparcialmente do mundo como aquilo que deve ser explicado, mas de Deus, como aquilo que é dado. (5)

Panenteísmo. Deus é maior do que o universo, incluindo-o e fundindo-se a ele. (6)

Panteísmo. Deus coincide com o universo, e o universo é uma manifestação de Deus, o que faz com que Deus e a natureza sejam uma coisa só. (6)

Panteísmo. (do gr. pan,  tudo e theos, Deus, ou seja tudo é Deus). Doutrina que afirma que o cosmos nada mais é que a manifestação do próprio Deus. (7)


(1) JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

(2) GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.].

(3) BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Consultoria da edição brasileira, Danilo Marcondes. Tradução de Desidério Murcho ... et al. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

(4) ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

(5) SCHOPENHAUER, A. Sobre a Filosofia e seu Método. Organização e tradução de Flamarion Caldeira Ramos. São Paulo: Hedra, 2010, pág. 145 e 146.

(6) LEVENE, Lesley. Penso, Logo Existo: Tudo o que Você Precisa Saber sobre Filosofia. Tradução de Debora Fleck. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. 

(7) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.