Complexo

Complexo. a) É a complexidade um aspecto da composição, mas levada a alto grau. No complexo há presença de diversos elementos que constituem um sistema, uma tensão.

b) Na vida psicológica ele (para a psicanálise), é um grupo de ideias, cheias de um conteúdo emotivo, que realizam atividades no subconsciente para onde estão reprimidas, total ou parcialmente. Estes complexos são considerados por muitos como patológicos. Há nele um aspecto importante, qual seja o da subordinação dos elementos componentes a uma totalidade, de modo que o funcionamento das partes atuam coordenadas para uma única finalidade. Estes complexos, cujas características são estudadas em outros verbetes, são ora reativos, ora mascaradores, ou sublimadores, disfarçando sempre, por outros sintomas, o que na realidade são por interferência do que na psicanálise se chama superego.

c) Como adjetivo significa o composto de diferentes elementos que se acham dispostos, segundo uma relação de subordinação ou de interdependência das partes de uma totalidade. Distingue-se do simples composto, porque neste as partes estão coordenadas, o que nem sempre acontece no complexo.

d) Na lógica um termo é complexo quando é acompanhado de uma explicação, como por exemplo: a Terra, que é o planeta subordinado ao Sol, etc. Diz-se que uma proposição é complexa quando o sujeito ou os atributos são complexos. Um silogismo o é quando, pelo menos, um dos termos da conclusão, sendo complexo, as partes componentes deste termo se encontram separadas nas premissas. (1)

Complexo de Castração. (Psican.). a) Conjunto de excitações e afetos inconscientes relacionados com a perda dos órgãos genitais ou com algo análogo.

b) Reação ante a ameaça de perder estes órgãos. (1)

Complexo de Édipo. a) Na psicanálise, desejo em geral inconsciente, do filho pela mãe e hostilidade para com o pai.

b) Também adesão erótica excessiva do filho para com a mãe.

c) Para a psicologia este complexo se manifesta na primeira vida infantil, desaparecendo depois da consciência, mas tendo um grande papel posterior, porque atua inconscientemente para uns ou subconscientemente para outros. (1)

Complexo de Electra. (Psicol.). Desejo erótico da filha para com o pai e de hostilidade para com a mãe.

Complexo de Jeová.  (Psicol.). Megalomania que consiste em alguém querer identificar-se com Deus.


(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.