Interesse

Interesse. a) É a atitude de um espírito dirigido para um objeto que, de certo modo, é apetecido. Assim se pode falar em interesse de várias espécies, porque variará sua acepção, segundo as diversas manifestações de apetibilidade do espírito.

b) É também o que importa realmente a um determinado agente. O interesse pode ser individual ou geral, quando diz respeito a um indivíduo ou a um grupo social ou a uma coletividade qualquer; público quando se refere ao conjunto dos interesses de uma sociedade. Provocar o interesse é provocar o desejo de alguma coisa, como se procede na pedagogia (doutrina do interesse), provocando-o de tal modo na criança que ela deseje, espontaneamente, aprender algo sobre o que lhe é estimulado.

c) No associacionismo e nas associações há a lei do interesse: a que preside as associações, pois estas se fazem segundo um interesse não mecanicamente, pois estes ou aqueles fatos são associados e outros não, ora uns, ora outros. Na atenção há inegavelmente a presença do interesse como um dos fatores do ato atencional.

d) Fala-se em interesse por alguém quando há manifestações simpatéticas por esse alguém. (1)

(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.