Cultura

Cultura. “Conjunto de estilos, de métodos, de valores materiais que juntamente com os valores morais caracterizam um povo ou sociedade”. (1)

Cultura. Tendo-se tornado praticamente sinônimo de civilização, o termo designa o conjunto das tradições, técnicas e instituições que caracterizam um grupo humano: a cultura compreendida dessa maneira é normativa e adquirida pelo indivíduo, desde a infância, pelos processos de aculturação. (2) 

Aculturação. Numa acepção neutra, designa o aprendizado graças ao qual um indivíduo adquire gradualmente desde o nascimento os elementos constitutivos da cultura de seu grupo. A aculturação, que propõe ao sujeito uma cultura como a única legítima, senão "natural", encontra-se dessa forma na origem de um etnocentrismo normal. 

Numa ótica diferente, chama-se também aculturação o desequilíbrio sofrido por um indivíduo ou por um grupo obrigado a modificar sua cultura ou a adotar uma nova como consequência de uma imigração (africanos transferidos para os Estados Unidos) ou de uma mudança de classe, ou ainda o advento a uma nova condição (caso das ex-colônias europeias). (2)

Figura Ilustrativa (2)

Cultura. (do lat. colere, cultivar). a) Neste sentido é empregado para indicar o aperfeiçoamento do saber e do poder humano (cultivo do espírito) e é também empregado no primitivo sentido latino (cultivo dos campos). Na Antiguidade e na Idade Média esse processo era Humanitas  e  Civilitas.  

Se considerarmos os seres da natureza, a cultura se realiza toda a vez que o ser humano dá uma marca da sua pessoa e da sua presença e da sua ação num bem da natureza. Assim uma pedra, na montanha, é um bem da natureza, mas, no calçamento de uma rua ou na parede de uma casa passa a ser um bem da cultura. Os bens culturais são, pois, todos aqueles que trazem a marca do homem, que o homem produz, que o homem realiza. O homem é, assim, um criador da cultura e, como tal, pode aperfeiçoá-la. Na verdade, a finalidade da cultura é o aperfeiçoamento do homem. E toda a vez que o homem falseia essa finalidade, realiza uma pseudo-cultura.

b) Para Spengler, a cultura é a alma viva de um ciclo histórico, é o produzir-se de um povo, de que a civilização é o produto, o resultado da sua realização criadora.

c) Pode-se empregar o termo no sentido também de coordenação e aumento de conhecimentos, do saber teórico e cultivado. Daí poder-se falar em culturas individuais.

A civilização é, em suma, a exteriorização da cultura e, também, a estratificação dos resultados obtidos; ou melhor, o que a cultura pode transmitir por herança, já que os bens interiores (o saber, o gosto, a capacidade criadora e executora, etc.) deverão ser obtidos pelas gerações que sobrevêm. Para manter a posse da cultura é imprescindível o trabalho constante, o trabalho cultural, a transmissão continua do saber adquirido aos vindouros. A cultura surge do esforço comum, sem dúvida, mas deve muito ao esforço individual de seus gênios criadores. (3)


(1) GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.]

(2) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

(3) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.