Sistema

Sistema. Objeto complexo do qual toda parte ou toda componente está relacionada no mínimo com outra componente. Exemplo: um átomo é um sistema físico composto de prótons, nêutrons e elétrons. (1)

Sistema conceitual. Um sistema conceitual é um sistema composto de conceitos. Os mais simples de todos os sistemas conceituais são proposições como "Os seres humanos são sociáveis". Formalizando: "Para todo x, se x é um ser humano, então x é sociável". (1)

Sistema de Conhecimento Humano. À primeira vista, o conhecimento humano é um mosaico sem quaisquer padrões discerníveis. Um olhar mais próximo revela uma unidade subjacente. Essa unidade é efetuada por pontes de, no mínimo, seis diferentes espécies: (a) lógica; (b) uso da matemática; (c) método científico; (d) redução; (e) fusão de disciplinas de início disjuntas; (f) o garimpo e a elaboração de ideias filosóficas envolvidas na ciência e na tecnologia, como as de sistema, emergência, de verdade e princípios de realidade, bem como de legalidade, sistematicidade e inteligibilidade do mundo. (1)

Sistema Filosófico. Um sistema (como oposto a um amontoado) de ideias filosóficas. O de Aristóteles foi o mais antigo, o mais compreensivo e o mais influente de todos os sistemas filosóficos. Outros sistemas filosóficos importantes foram os de Santo Tomás de Aquino, Descartes, Spinoza, Leibniz, Kant, Hegel, e Marx e Engels. O malogro de todos os sistemas filosóficos passados e a facilidade com que se ossificaram e se converteram em obstáculos ao avanço filosófico, serviu de escusas para não se tentar construir quaisquer outros novos sistemas, e para, em vez disso, saltar de um mini problema a outro. Como consequência, grande parte das filosofias contemporâneas são assistemáticas: filosofia de serragem, inconstância filosófica. A razão para edificar-se sistemas filosóficos é que todas as importantes ideias filosóficas vêm em feixes e cruzam as fronteiras disciplinares. Daí não ser auto-suficiente nenhum ramo da filosofia, com a duvidosa exceção da lógica. Todo problema filosófico pertence pelo menos a duas das principais disciplinas filosóficas: lógica, semântica, epistemologia, ontologia e ética. Por exemplo, um pouco de lógica e semântica se fazem necessárias para se lidar com questões epistemológicas, algumas das quais levantam os problemas éticos da utilização do conhecimento para propósitos práticos. (1)

Sistema Semiótico. Um sistema concreto que inclui signos que significam alguma coisa para alguém no sistema. (1)

Sistema Social. Um sistema social cujos componentes são animais gregários, em especial, mas não exclusivamente seres humanos. Exemplos: formigueiro, rebanho, família, gangue, academia, comunidade religiosa, firma, governo. (1)

Sistema Técnico. Um sistema social onde se usa tecnologia avançada de modo proeminente. Exemplo: usinas industriais contemporâneas, exércitos e hospitais (1)

(1) BUNGE, M. Dicionário de Filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectivas, 2002. (Coleção Big Bang)