Parapsicologia

Parapsicologia. É uma atividade de pesquisa concernente à zona fronteiriça, ainda desconhecida ou mal conhecida, que separa os estados psicológicos, considerados como habituais ou normais, dos estados excepcionais ou patológicos. (1)

Parapsicologia. O estudo de supostas habilidades paranormais (extra-sensoriais) e processos, tais como telepatia, precognição e psicocinese. A única pseudociência que usa estatística e realiza experimentos – que, infelizmente, mostraram ser todos eles defeituosos. Os empiristas pretendem que tais estudos deveriam continuar a ser aperfeiçoados, pois não se pode excluir a priori a realidade de semelhantes fenômenos. Os realistas científicos argumentam que isto constitui perda de tempo, porque os processos mentais não podem ser separados do cérebro, assim como as pedras não podem ser levadas a sorrir ou os sorrisos não podem ser separados dos músculos faciais. Neste modo de ver, a mente desencarnada postulada pela parapsicologia assemelha-se ao sorriso do gato de Cheshire*. (2)

(1) CURSIO, Michele. A Parapsicologia de A a Z: Os Poderes Inacreditáveis da Ciência Secreta. Tradução de Luiz Roberto Seabra Malta e Margareth Fiorini. São Paulo: Rideel, 1993. (Coleção Novo Milênio)

(2) BUNGE, M. Dicionário de Filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectivas, 2002. (Coleção Big Bang)

*Como o gato em Alice no País das Maravilhas, que está sempre arreganhado, sem outro motivo, e que deu origem a essa expressão popular inglesa.