Astronomia

Astronomia. A importância da astronomia é a única para o desenvolvimento das nossas ideias sobre o mundo físico, essencialmente por duas razões. Em primeiro lugar, porque se pode dizer que a ideia do método científico se apresenta pela primeira vez quando o homem tenta reduzir a sistema ordenado os movimentos, aparentemente caóticos mas recorrentes, das estrelas e dos outros objetos celestes. Em segundo lugar, porque muitas das ideias principais e específicas de nossa ciência e não apenas o método científico, derivam dos primeiros esquemas astronômicos; é o caso dos conceitos de espaço e tempo, de força e movimento. Há como que um fluxo contínuo de ideias, desde as simples especulações iniciais sobre o movimento das estrelas até à ciência do nosso século; fluxo esse que segue a par e passo a passagem da de um céu relativamente próximo à da rotação da esfera celeste, ao reconhecimento do sistema solar como pertencente a uma vasta galáxia e, finalmente, à ideia de um universo de inumeráveis galáxias dispostas não uniformemente no espaço ilimitado. 

Do mesmo modo que contribuiu para o desenvolvimento da ciência, a astronomia também se beneficiou do desenvolvimento da ciência e da técnica. Com o advento da análise matemática, a astronomia construiu imediatamente a mecânica celeste; com o advento da óptica física, a astronomia desenvolveu a análise espectral das estrelas... Com a mutação dos meios de investigação, velhos assuntos de estudo da astronomia revelam-se a uma nova luz e com novas perspectivas. Criam-se assim as "novas astronomias", novas nos métodos e novas nos objetos que observam. É, sobretudo, interessante observar em que medida as novas astronomias, como a astronomia rádio, infravermelho, ultravioleta e de raios X, exigem, para o seu aparecimento, não só um progresso da física (com a verificação de que a luz visível ocupa apenas uma estreita banda de frequência do espectro eletromagnético), bem como um verdadeiro progresso tecnológico. 

A astronomia sempre esteve intimamente ligada ao desenvolvimento global da ciência. A observação astronômica, originalmente ligada à especulação astrológica, utilizou primeiro instrumentos ópticos e, com o desenvolvimento da técnica e da física modernos, pode obter um mais vasto instrumental que tornou possíveis os êxitos da astronomia rádio, infravermelho, ultravioleta e de raios X. (1)

(1) GIL, F. (Editor). Enciclopedia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional, 1985-1991.