Astrologia

Astrologia. É a arte de adivinhar o futuro pela observação dos astros. Modernamente, define-se como "estudo da influência dos astros, mais especificamente, dos signos do Zodíaco, no comportamento humano". A astrologia surgiu na Caldeia em época muito remota... Foi duramente combatida pelo Cristianismo. Sobretudo na Idade Média a Igreja condenou rigorosamente a astrologia, o que não impediu a crescente multiplicação dos astrólogos; pelo contrário, aumentou o mistério que os rodeava e o seu prestígio sobre as multidões. 

Astrologia Judiciária — As verdadeiras influências dos astros sobre a Terra constituem a ciência particular chamada "Meteorologia". As supostas influências dos corpos celestes sobre os seres vivos constituem a astrologia judiciária, cujo princípio é o seguinte: no momento em que uma criança nasce, os astros exercem sobre ela uma influência misteriosa e fixam o seu caráter e o seu futuro; o conjunto resultará da natureza dos astros presentes no espaço e da sua posição respectiva, ou seja, do aspecto apresentado pela constelações. Para se conhecer o passado e o futuro de um indivíduo, é preciso, antes de tudo, estabelecer o tema de sua natividade, ou seja, reconstituir o estado do espaço à hora do nascimento dele; depois, não resta mais que ler esse quadro e deduzir dele, segundo certas regras, indicações práticas: esta baseia-se no Zodíaco, a esfera celeste, cortado ao meio pela eclíptica, e que contém as doze constelações que o Sol percorre aparentemente durante um ano. Segundo os astrólogos, o Zodíaco é como um relógio do qual podem ser retirados muitos ensinamentos por meio de interpretações geométricas, matemáticas, filosóficas e metafísicas. Este estudo exige uma preparação séria e conhecimentos das ciências e matemáticas, assim como a Astronomia. Astrologicamente, as doze constelações são distribuídas em quatro grupos: Grupo do Fogo, da Terra, do Ar e da Água. 

Fogo: Áries, Leão, Sagitário.

Terra: Capricórnio, Touro, Virgem.

Ar: Libra, Aquário, Gêmeos.

Água: Câncer, Escorpião, Peixes. 

Conforme a data de nascimento de uma pessoa esta passa a sofrer as influências da constelação sob a qual ele nasceu. (1) 

Astrologia. Com a afirmação da ciência moderna, também se afirmou a opinião corrente de que a astrologia havia precedido a astronomia; e isto mediante um desenvolvimento lógico segundo o qual a astrologia se teria afirmado de início, enquanto construção arbitrária e supersticiosa, a que se teria seguido, de forma definitiva, a construção científica e racional da astronomia. Na verdade, a astronomia e a astrologia nasceram ao mesmo tempo, mesmo que tenha sido por vias e em direções diferentes; desde as origens pode dizer-se que intervém a distinção delimitada dos fenômenos celestes, considerados por si mesmos e principalmente à luz da disciplina matemática, e uma consideração que visa os fenômenos celestes na perspectiva da unidade do universo e dando particular atenção à ligação existente entre elas e a realidade que se desenrola no mundo celeste. (2)

(1) EDIPE - ENCICLOPÉDIA DIDÁTICA DE INFORMAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL. 3. ed. São Paulo: Iracema, 1987.

(2) GIL, F. (Editor). Enciclopedia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional, 1985-1991.