Homem

Homem. Do latim homine significa qualquer indivíduo pertencente à espécie animal que apresenta maior grau de complexidade na escala evolutiva. (1)

Homem. Antropologia física. Vertebrado, pertencente à classe dos Mamíferos, subclasse dos Placentários, ordem dos Primatas, família dos Hominídeos, gênero Homo, que se encontra representado na atualidade por uma única espécie, o Homo Sapiens Lin, com vários grupos, raças, sub-raças e tipos ou fácies locais. Também se define como o único animal mamífero de posição normal ou vertical, capaz de linguagem articulada, constituindo entidade moral e social. (2)

Homem. Há no homem três coisas: 1.º – o corpo ou ser material análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2.º – a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3.º – o laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o espírito". (3)

Homem. Qual o segredo da vida? Saia e compre 18 kg de carbono, fósforo suficiente para fazer dois mil palitos e um pequeno prego de ferro. Depois, procure um farmacêutico camarada, e peça-lhe pequenas quantidades de outros elementos relativamente comuns. Leve-os para casa, misture-os num balde, adicione 50 litros de água e mexa. A mistura resultante é quimicamente similar a uma pessoa. No entanto, não constitui um ser humano e não pode, claro, ganhar vida. Qual, então, o segredo da vida? O que transforma um punhado de produtos químicos em entidade biológica viva e que respira? (4)

(1) FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [s. d. p.]

(2) ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE CULTURA. Lisboa: Verbo, [s. d. p.]

(3) KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed. São Paulo: Feesp, 1995.

(4) MOSLEY, Micahel e LYNCH, John. Uma História da Ciência: Experiência, Poder e Paixão. Tradução de Ivan Weisz Kuck. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.