Moedas gregas Rio de Janeiro

MOEDAS GREGAS NA COLEÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO (MHN) E AS PRIMEIRAS AMOEDAÇÕES DA ÁSIA MENOR.

Profª. Maricí Martins Magalhães

1 - AS COLEÇÕES NUMISMÁTICAS DO MHN

A coleção numismática do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro (MHN) teve origem em 1880, por obra do erudito Ramiz Galvão, então diretor da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e a própria Biblioteca foi a sua primeira sede. Posteriormente, em setembro de 1923, a coleção foi transferida para o Museu – ano de criação da Seção Numismática propriamente dita – e já em 1927 era considerada a maior do Brasil.

Atualmente possui mais de 131.000 peças, entre as quais moedas gregas (mais de 1.900 exemplares) e romanas (cerca de 7.500 exemplares), e é considerada hoje a mais importante no seu gênero na América Latina.

Esta monumental coleção constituiu-se por meio de importantes legados (como o do Comendador Antônio Pedro de Andrade em 1921 – 13.941 peças), de aquisições (coleção Pedro Massena, 1924 – 22.608 peças), ou ainda através da transferência de outros entes públicos por deliberação do Governo Federal (por exemplo, do Arquivo Nacional em 1924, do Museu da Marinha em 1927, e do Ministério das Relações Exteriores, em 1934). Além das moedas da chamada “Coleção de Antiguidades Greco-Romana”, e de exemplares provenientes de todos os continentes e períodos históricos (até os nossos dias), a coleção inclui o grupo mais significativo que se tenha notícias, de peças do próprio Brasil, constituído por moedas, medalhas, insígnias, jetons, provas decunho, ensaios, cunhos e punções… continua la lettura