DOMINGO-34TC

34º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B

JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO 

24/11/2024  

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Daniel 7,13-14

Salmo Responsorial 92(93)R- Deus é rei e se vestiu de majestade, glória ao Senhor! 

2ª Leitura: Apocalipse 1,5-8

Evangelho de João 18,33b-37

"33.Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: “És tu o rei dos judeus?” 34.Jesus respondeu: “Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim?” 35.Disse Pilatos: “Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?”. 36.Respondeu Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo”. 37.Perguntou-lhe então Pilatos: “És, portanto, rei?” Respondeu Jesus: “Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz”."


PREZADOS IRMÃOS E IRMÃS!

Com a solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, encerramos o Ano Litúrgico. Jesus Cristo é o Alfa e o Ômega, o começo e o fim da história humana, que Deu transforma em história de salvação.


O Evangelista João situa a realeza de Jesus Cristo no relato da Paixão para evidenciar o modelo de sua realeza, em total contraste com outros modelos. Jesus é rei, porém, de modo diferente das demais formas de poder. 


Depois do diálogo com os judeus, Pilatos entra no pretório e pergunta a Jesus: “Você é o rei dos judeus?” Jesus responde afirmativamente, explicando em seguida que tipo de rei ele é. Jesus nunca aceitou ser chamado “rei”, a não ser no processo de sua condenação.


Jesus é um rei muito diferente. É um rei sem apoio militar. Nem sequer permitiu que Pedro usasse a espada em sua defesa no enfrentamento com os soldados na hora da prisão. O seu modo de reinar é bem diferente dos reis deste mundo, que vencem pela força e pelas armas. Jesus enfrentou os inimigos dando a sua vida, jamais aceitando tirar a vida deles.


Proclamar Jesus Cristo como rei é dizer que ninguém pode ser dono deste mundo. É trabalhar por uma sociedade solidária e fraterna. É lutar por uma cultura de paz, começando por nós mesmos, vencendo qualquer tipo de violência e de agressão. É também assumir nossas fragilidades e nossa pobreza como sacramento do Reino. Que o Senhor nos ajude a ter as mesmas atitudes de Jesus, a sua força e a sua paz.


Na solenidade de Cristo Rei, celebramos o dia do Leigo. O leigo é todo cristão (ã) que, pelo batismo, participa da mesma missão de Cristo: sacerdote, profeta e rei. É chamado a prolongar as ações de Cristo no meio ambiente em que vive: na família, na Igreja, no trabalho, na escola, na política, na sua profissão...  A todos os que procuram viver sua vocação o nosso fraterno abraço rogando ao Senhor que lhes dê a graça da perseverança!


Um bom domingo.


Pe. Manoel Júnior