SEGUNDA-4TC

2ª FEIRA DA 4ª SEMANA COMUM

29/01/2024

LINKS AUXILIARES:


Leitura: 2 Samuel 15, 13-14.30;16,5-13a

Salmo  3 -R-Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!

Evangelho de Marcos 5,1-20

Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do lago, na região dos gerasenos. 2         Logo que Jesus desceu do barco, um homem que tinha um espírito impuro saiu do meio dos túmulos e foi a seu encontro. 3      Ele morava nos túmulos, e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4 Muitas vezes tinha sido preso com grilhões e com correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava os grilhões, e ninguém conseguia dominá-lo. 5   Dia e noite andava entre os túmulos e pelos morros, gritando e ferindo-se com pedras. 6        Ao ver Jesus, de longe, o homem correu, caiu de joelhos diante dele 7          e gritou bem alto: “Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? Por Deus, não me atormentes!” 8      Jesus, porém, disse-lhe: “Espírito impuro, sai deste homem!” 9       E perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Ele respondeu: “Legião é meu nome, pois somos muitos”. 10 E suplicava-lhe para que não o expulsasse daquela região. 11  Entretanto estava pastando, no morro, uma grande manada de porcos. 12    Os espíritos impuros suplicaram então: “Manda-nos entrar nos porcos”. 13 Jesus permitiu. Eles saíram do homem e entraram nos porcos. E os porcos, uns dois mil, se precipitaram pelo despenhadeiro no lago e foram se afogando. 14      Os que cuidavam deles fugiram e espalharam a notícia na cidade e no campo. As pessoas saíram para ver o que tinha acontecido. 15      Chegaram onde estava Jesus e viram o possesso sentado, vestido e no seu perfeito juízo – aquele que tivera o Legião. E ficaram com medo. 16      Os que tinham presenciado o fato explicavam-lhes o que havia acontecido com o possesso e com os porcos. 17    Então, suplicaram Jesus para que fosse embora do território deles. 18      Enquanto Jesus entrava no barco, o homem que tinha sido possesso pediu para que o deixasse ir com ele. 19         Jesus,  porém, não permitiu, mas disse-lhe: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20     O homem foi embora e começou a anunciar, na Decápole, tudo quanto Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.


Meu irmão, minha irmã!


Mc 5,1-20

Um homem era atormentado por muitos demônios. Ninguém conseguia dominá-lo; continuamente, de dia e de noite, gritava e se feria com pedras. Ele está numa situação terrivelmente triste. E depois, o vemos tranquilo, sadio de mente e de espírito, livre da legião de demônios. Aconteceu também que uma manada de porcos muito grande (2 mil porcos) se afogou no mar. As pessoas viram tudo isso e reagiram pedindo que Jesus fosse embora da região deles. 

É impressionante essa reação: eles não estão preocupados com o bem daquele infeliz endemoninhado. Preocupam-se somente com o prejuízo material da morte da manada de porcos. Eles não conseguem, por isso, ver que a cura daquele homem possuído pelo demônio era também sinal da libertação universal que Jesus veio realizar.

Peçamos ao Senhor que não tenhamos a mesma atitude dessas pessoas. Muitas vezes, é isso que acontece: não queremos que Jesus nos tire da nossa zona de conforto; ficamos irritados com Jesus porque Ele vem incomodar o nosso modo de vida. No fundo de nossa consciência, sabemos que a presença de Jesus irá atrapalhar nossos ganhos e nossos interesses econômicos, por isso não queremos que Ele esteja presente.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso