04 DE JANEIRO

04 DE JANEIRO


 LINKS AUXILIARES:


Leitura: 1 João 3,7-10

Salmo 97(98)R-Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

Evangelho de João 1,35-42

Naquele tempo:  35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: 'Eis o Cordeiro de Deus!' 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: 'O que estais procurando?' Eles disseram: 'Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?' 39Jesus respondeu: 'Vinde ver'. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: 'Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)'. 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: 'Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas' (que quer dizer: Pedra). Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Jo 1,35-42

A narrativa do Evangelho de hoje é muito esquemática e nos deixa com um desejo de conhecer maiores detalhes que o texto não nos fornece. Isso pode nos causar uma certa decepção: gostaríamos, por exemplo, de saber como era a casa de Jesus, que impressão isso causou nos discípulos, o que eles conversaram naquele dia, etc. Mas o evangelista (exatamente porque é inspirado) não nos contou tudo, mas somente o essencial e o que é importante para a nossa salvação. 

João Batista aponta para o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele não diz nada mais. De fato, ele é o Precursor; ele prepara o caminho para Cristo; ele não retém os discípulos consigo, mas os envia a Jesus.

Jesus pergunta aos dois discípulos que o seguem: o que procurais? Eles respondem: Mestre, onde moras? Essa é a busca do verdadeiro discípulo: saber onde habita Jesus, encontrar o seu lugar e ir até lá para permanecer com Ele. 

Jesus convidou os dois discípulos: Vinde e vede! O Evangelho não dá detalhes dessa visita: quanto tempo passaram juntos, se era longe ou perto de onde estavam, como era a habitação de Jesus, sobre o que conversaram... só diz que eles foram e viram onde Jesus morava e que permaneceram aquele dia com Jesus. O evangelista não dá outros detalhes porque o importante é que eles foram e permaneceram com Jesus. Isso é o essencial! O essencial para nós é permanecer com Jesus; é estar com ele! Para que possamos estar com Jesus é preciso que o sigamos na pobreza, na misericórdia e na vida do evangelho.

Onde moras? Essa é a nossa busca fundamental: estar sempre com Jesus, não importa se, para estar com Ele, devamos enfrentar e suportar a pobreza e os sofrimentos. 

Se Jesus estiver na alegria, devemos estar na alegria. Se Jesus estiver na tristeza, devemos acolher o seu convite em permanecer com Ele no sofrimento e na provação. Se Jesus estiver na ação, devemos agir com Ele; se Ele, pelo contrário, deseja que estejamos na doença, permaneçamos com Ele na enfermidade. 

Neste início de ano, peçamos a Jesus esta grande graça: a de buscar sempre o Senhor para estar sempre com Ele; de buscamos o Senhor em todas as coisas para o encontrá-lo em tudo (São Vicente Pallotti).


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso