SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO B
LINKS AUXILIARES:
Primeira Leitura: Isaías 40,1-5.9-11
Salmo Responsorial: 84(85)R- Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!
Segunda Leitura: 2 Pedro 3,8-14
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2 Está escrito no profeta Isaías: “Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, e ele preparará teu caminho. 3Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas”. 4 Assim veio João, batizando no deserto e pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados. 5 A Judéia inteira e todos os habitantes de Jerusalém saíam ao seu encontro, e eram batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6João se vestia de pelos de camelo, usava um cinto de couro à cintura e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 7 Ele proclamava: “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo”.
João Batista, neste segundo domingo do Advento, fala ao povo que é preciso transformar nossas vidas, porque o Senhor virá para nos salvar. Nesta segunda semana, o pedido que Jesus faz é de conversão: “Convertei-vos!”
Nesse segundo momento, o que temos para purificar nossas vidas é a confissão e a transformação de nossos corações. Com o espírito aberto, para recebermos Jesus neste Natal, vamos purificar nossa mente, nosso coração, nossa maneira de agir junto às pessoas!
Felizes somos nós, que temos instrumentos na vida da Igreja. Após o Batismo, nós temos o sacramento da Confissão dos pecados e da absolvição da Igreja. É preciso valorizar mais na nossa vida o exame de consciência. É preciso procurar um sacerdote para nos confessar. Confessar nossos pecados é receber a absolvição de Deus.
Tempo de conversão. No meio de tantos movimentos na sociedade falando do Natal, mas de um Natal vazio, nós somos instruídos para falarmos de um Natal como tempo de purificação de nossos pecados, de busca de uma vida nova
Que o Espírito Santo nos encaminhe para um sacerdote e para toda a comunidade essa facilidade que Jesus criou através do sacramento da purificação.
Deus abençoe a todos!
Pe. José Ernani Angelini.