SEXTA-8TC

VISITAÇÃO DE N.SENHORA. 

31/05/2024

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Primeira Leitura: Sofonias 3,14-18 ou Romanos 12,9-16b

Salmo Responsorial: Cântico de Isaías 12,2-6.R- O Santo de Israel é grande entre vós!

Evangelho: Lucas 1, 39-56

Naqueles dias, Maria partiu apressadamente se a uma cidade de Judá. 40Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41    Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. 42 Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44      Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. 45    Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”. 46     Maria então disse: 47      “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, 49 porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo, 50          e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. 51       Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração. 52          Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53  Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias. 54    Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55          conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.  56          Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa


Meu irmão, minha irmã!


Lc 1,39-56

Uma das cenas mais singelas e delicadas do Evangelho é a visita de Nossa Senhora a sua prima Isabel. Maria tem pressa: tem pressa de levar Jesus, tem pressa de servir, tem pressa nas coisas de Deus. Maria, grávida de Jesus, visita Isabel, grávida de João Batista. As duas mulheres se encontram e glorificam a Deus pelo mistério de que são portadoras. Maria é a serva que carrega em seu ventre o Servo de Deus. Maria é a Arca da Aliança que transporta a salvação há séculos esperada. Maria, levando Jesus a Isabel e a João Batista, é a primeira evangelizadora. 

A acolhida de Isabel, que reconhece o mistério que se realiza em Maria, exalta a felicidade da fé. Seis meses antes, Isabel tinha recebido seu marido mudo porque não tinha acreditado no anúncio do anjo. Ao ouvir a saudação de Maria, Isabel, movida pelo Espírito Santo, proclama-a bem-aventurada porque obedeceu na fé. Maria traz a luz da fé novamente para a casa de Isabel e de Zacarias.

Ó Maria da Visitação, logo depois que o anjo te anunciou que serias a “Mãe do Senhor”, te dirigiste apressadamente à casa de Zacarias e de Isabel. Foste para a “região montanhosa”; subiste colinas e montes; atravessaste vales com seus passos rápidos e decididos. Em ti e por meio de ti, Jesus se tornou itinerante antes mesmo de nascer. Em ti e por ti, Jesus colocou em prática o que Ele próprio ensinaria aos discípulos: “não levei bolsa, nem duas túnicas, não saudei ninguém pelo caminho; em qualquer casa que entrardes dizei: ‘a paz esteja nesta casa’”. Como correste, ó Maria! Desejo também te acompanhar para levar Jesus aos outros. “Como são belos os pés de quem anuncia a paz”. Prometo me esforçar em seguir teus pés velozes. Peço que tenhas paciência comigo se me atraso por causa de meus pecados. Olha com benevolência quem te admira e te ama.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

https://pt-br.facebook.com/domjulioendi.akamine

Créditos do áudio: Rádio Uniso 

http://radiouniso.com/