QUARTA-6TP

4ª FEIRA DA 6ª SEMANA DA PÁSCOA 

08/05/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos 17,15.22-18,1 

Salmo Responsorial: 148 R- Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

Evangelho: João 16,12-15 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso disse que o que ele receberá e vos anunciará é meu”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Jo 16,12-15

“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade”.

O que são essas coisas que Jesus não diz e que nos serão reveladas pelo Espírito da verdade? São novos ensinamentos? Mas se fosse assim, a revelação de Jesus não seria perfeita: ela seria incompleta. São ensinamentos que se acrescentariam ao de Jesus? Mas se fosse assim Jesus não seria a Verdade. Por isso o que o ES nos ensina não completa, nem corrige, nem se acrescenta ao de Jesus. 

O que significa que Ele nos conduzirá a plena verdade? 

Precisamos entender que, para nós, há graus diversos de conhecimento. Podemos conhecer a verdade como se conhece uma doutrina do catecismo. Podemos saber que Jesus morreu e ressuscitou como uma lição aprendida de cor. Mas isso é conhecer plenamente a verdade? Certamente que não, pois podemos conhecer com uma profundidade maior e viver com mais santidade desse mistério da morte e ressurreição de Jesus. Por isso ser conduzido à verdade plena não significa uma verdade nova ou superior àquela de Jesus, mas significa conhecer com maior plenitude a verdade ensinada por Cristo e vivê-la com maior coerência. 

Essa graça de sermos conduzidos à verdade plena é, de fato, uma graça. Nós não podemos dar a nós mesmos essa verdade plena. Precisamos receber o Espírito Santo, recebê-lo de coração aberto. É preciso pedir esse dom de sermos guiados à verdade plena.

Peçamos ao Pai do dom do Espírito, para que sejamos conduzidos à verdade plena.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso