SEXTA-32TC

6ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. -

15/11/2024

StAlberto Magno

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: 2 João 4-9

Salmo Responsorial 118(119)R- Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

Evangelho Lucas 17,26-37

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la, e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo, nessa noite dois estarão numa cama: um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

2Jo 1,4-9

O Apóstolo São João nos transmite uma admirável síntese de toda a vida cristã. Nenhum aspecto da vida cristã fica de fora dessa síntese que acabamos de ouvir.

A síntese nos ajuda a ter da vida cristã uma visão global e não unilateral. Sempre somos tentados pela parcialidade e pelo unilateralismo. Por isso a síntese de São João é importante para nós: ele une todos os aspectos da vida em Cristo nessa maravilhosa síntese que ouvimos.

Ele insiste sobre o amor e recorda o mandamento do Senhor: “não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois trata-se daquele que temos desde o princípio: amemo-nos uns aos outros”. 

São não esquece da busca pela verdade: ele ama “na verdade”, augura a graça, a misericórdia e a paz “na verdade”. Trata-se da verdade que é Cristo vindo na carne, da Verdade feita carne para nossa salvação. A verdade não é uma teoria abstrata, mas a pessoa de Cristo. Por isso, João alerta contra “muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado”. 

São João é muito concreto e não se esquece da obediência: “Amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos”. 

Todos os aspectos da vida cristã convergem na relação com o Pai e o Filho: é preciso permanecer no Filho para possuir também o Pai; permanecer na verdade para vive no amor; ser obediente aos mandamentos para viver na verdade e no amor. 

Procuremos viver a síntese entre amor e verdade, entre obediência aos mandamentos e a espontaneidade do amor, entre a união com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso