Prezados irmãos e irmãs!
Hoje a liturgia deste 31º. Domingo do Tempo Comum nos leva a refletir sobre o Deus verdadeiro e único que devemos crer. E somos questionados pela Palavra com esta pergunta: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” (cf. Mc 12,29). E, tanto no livro do Deuteronômio como no Evangelho de S. Marcos a resposta nos vem de Moisés e de Jesus que diz: “Ouve o Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o ter coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!” e Jesus acrescenta o segundo mandamento dizendo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes” (cf. Mc 12, 32).
Assim, nossos amados irmãos e irmãs, a Palavra deste domingo nos conclama que não há como provar que amamos a Deus se não amamos as pessoas. Não há mandamentos maiores do que esses dois. Trata-se de dois amores que dispensam holocaustos e sacrifícios (cf. Mc 12,33).
Recordando que logo na 1ª. Leitura Moisés já conclama o povo ao “Shemá”, isto é, ao “Ouve ó Israel “que o povo judeu reza todos os dias. A fé em Deus consiste em ouvi-Lo e reconhecê-Lo como único Deus a ser adorado. Lembrando ainda que só se pode ser fiel a Deus na adesão total e amorosa à sua vontade. E a 2ª. Leitura reforça que Jesus é o único e perfeito sacerdote da Nova Aliança e que vivendo na presença de Deus, Jesus exerce a função de mediador entre nós e Deus e que não há necessidade de outros mediadores.
E, o evangelho inicia com o questionamento de um mestre da Lei a Jesus, que logo no início desta reflexão já o citamos: “Qual é o maior de todos os mandamentos?” E, que Jesus logo responde com o “Shemá” – “Ouve ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor”.
Concluindo, somos todos convidados a guardar os mandamentos e principalmente de sempre confirmar que Deus é o nosso único Senhor e que só a Ele devemos amar e amar amando os irmãos.
Desejamos que todos tenham um santo e abençoado domingo no amor de Deus. Amém!
Reflexão feita por: Maria Angela Guenka – leiga comprometida com Jesus Cristo e os irmãos.