Primeira Leitura: Atos 28,16-20.30-31
Salmo Responsorial 10(11)R- Ó Senhor, quem tem reto coração / há de ver a vossa face
O Evangelho de João, 21, 25, nos diz: “Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos”.
Exemplos e testemunhos de amor se multiplicam. Tudo o que Ele fez, foi amar e a nos ensinou a amar. É pelo fogo do Amor que a inteligência humilde percebe o clarão da Verdade. O mundo nunca cessará de falar e de escrever sobre o quanto ele amou!
Abençoado dia a todos!
Forte abraço!
Pe José Antonio
COMENTÁRIO MAIS EXTENSO:
Estamos na última página do livro dos Atos dos Apóstolos. O livro chega à sua conclusão, mas não a obra da evangelização.
Pudemos acompanhar, durante todo o tempo pascal, a formação das primeiras comunidades cristas, as dificuldades e as conquistas dos Apóstolos, as perseguições e as mortes, o fortalecimento do cristianismo e da missão evangelizadora. Nessas últimas semanas acompanhamos Pedro e Paulo em seus esforços e dedicação na propagação do Evangelho de Jesus. De Paulo sobretudo, aprendemos muito de sua perseverança, coragem, fé, fidelidade a Cristo. Paulo enfrentou tribulações sem conta, ameaças de morte e prisão. Ele preparou discípulos, encarregou chefes de comunidades, formou missionários. Em suas viagens formou comunidades que servem de exemplo para as nossas paróquias.
Na leitura de hoje, Paulo está em Roma onde ele solidifica a sua missão. Em Roma é recebido, relata a sua situação e com seu próprio esforço encontra um lugar para morar e vive do seu próprio trabalho manual. É um exemplo de missionário que luta pelo bem da Igreja.
Seja São Paulo exemplo para todos nós, discípulos missionários de Jesus Cristo. Que possamos, como Paulo, “com toda a coragem, ensinar as coisas que se referem ao Senhor Jesus Cristo”.