2ª FEIRA DA 8ª SEMANA DO TEMPO COMUM.
LINKS AUXILIARES:
ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA
AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO
Salmo 31 - R- Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Evangelho de Marcos 10,17-27
"17.Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: “Bom Mestre, que farei para alcançar a vida eterna?”. 18.Jesus disse-lhe: “Por que me chamas bom? Só Deus é bom. 19.Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe”. 20.Ele respondeu-lhe: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha mocidade”. 21.Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”.* 22.Ele entristeceu-se com essas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens. 23.E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!”. 24.Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: “Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas! 25.É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”.* 26.Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: “Quem pode então salvar-se?”. 27.Olhando Jesus para eles, disse: “Aos homens isso é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível”."
O AT tem muitas coisas ainda imperfeitas, pois a revelação bíblica é progressiva e orientada para Cristo. Isso nos ajuda a não fazer uma leitura fundamentalista da Bíblia. Na leitura de hoje, constatamos que o Eclo ainda não tinha chegado à fé na ressurreição: “Não te demores no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte; o morto, como quem não existe, já não louva. Louva a Deus enquanto vives; glorifica-o enquanto tens vida e saúde. Louva a Deus e glorifica-o nas suas misericórdias”.
Uma vez que a vida do ser humano está limitada entre o choro do nascimento e o suspiro da morte, o homem bíblico precisa se converter antes que chegue a morte. A mansão dos mortos, o Xeol, interrompe a possibilidade de louvar a Deus.
O motivo mais importante da urgência da conversão, porém, não é a brevidade da vida e sim a bondade de Deus. Deus, de fato, não só acolhe os que se convertem, mas também consola e conforta os que perderam a esperança do perdão. “Aos arrependidos Deus concede o caminho de regresso, e conforta aqueles que perderam a esperança, e lhes dá a alegria da verdade”.
No que consiste a conversão a Deus? O Eclo explica que a conversão é constituída por dois os atos. O primeiro ato é o arrependimento que consiste na renúncia ao pecado. Esse arrependimento é acompanhado de uma oração penitencial e, por isso, é um movimento interior realizado diante de Deus. Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas. Volta ao Altíssimo, desvia-te da injustiça e detesta firmemente a iniquidade.
O outro ato da conversão é voltar a Deus, ou seja, deixar o mau caminho e o pecado para buscar Deus. Quem se afastou deve voltar. Por isso é tão importante deixar a injustiça e a idolatria. De fato, a idolatria e a injustiça são os pecados contra o amor a Deus e ao próximo que estão nas tábuas da Lei.
Arcebispo Metropolitano de Sorocaba
Créditos do áudio: Rádio Uniso