Salmo Responsorial: 65(66)-R- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!
Segunda Leitura: 1 Pedro 3,15-58
Evangelho: João 14,15-21
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Palavra de Salvação.
Amados irmãos e irmãs!
As leituras deste 6o. Domingo do Tempo Pascal vão ressaltar três palavras fundamentais para o crescimento da fé em Jesus Cristo: o amor, a esperança e os mandamentos.
A Palavra de Deus vai fazer um caminho através das pregações e milagres que os apóstolos Felipe, Pedro e João levam ao povo da Samaria a descobrir quem é Jesus Cristo, quando anunciam os feitos de Jesus e o amor que Deus tem por todos. Eles se alegram e entusiasmam tanto, que Pedro e João derramam o Espírito Santo sobre eles impondo-lhes as mãos.
Para reforçar este amor a Deus, o salmista canta louvores para que todos proclamem o nome de Deus e vejam as grandes obras que Deus fez para os homens.
Pedro, com sua pregação, conclama o povo para santificar seus corações a Jesus Cristo, que está sempre a dar razões de esperança a todos aqueles que as pedirem. Mas recomenda: “fazei-o com mansidão e respeito e boa consciência” (v16). E, ainda, os lembra que caso forem difamados, os que assim agirem ficarão envergonhados, e melhor será proclamar a Cristo ao invés de procederem praticando o mal. Jesus sofreu “em sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. ”(v 18). Já, aqui, vislumbra-se a força que aqueles que recebem o Espírito Santo resistirão e continuarão a proclamar Jesus como o Senhor que dá a vida.
E a palavra no evangelho de João fecha com chave de ouro, quando lembra a todos o que Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos e eu rogarei ao Pai e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco, o Espírito da verdade que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê e nem o conhece."
Amados irmãos e irmãs, a riqueza da Palavra de Deus nos aponta a todo momento o grande amor que Deus tem pela humanidade, quando nos envia seu Filho Jesus Cristo para que o conheçamos cada vez mais, e tudo que Ele faz o faz para nosso bem e felicidade.
Lembremo-nos Jesus continua presente entre nós, nos acompanha sempre mediante o Espírito Santo que o Pai vai enviar para que com Ele formemos uma comunhão de vida. Amém.
Reflexão feita por M. Angela Guenka – teóloga, catequista e leiga e comprometida com a verdade e o amor a Jesus.