SEGUNDA-26TC

2ª FEIRA DA 26ª SEMANA COMUM. -

 30/09/2024

São Jerônimo

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Jó 1,6-22

Salmo Responsorial 16(17)R- Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

Evangelho Lucas 9,46-50

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome estará recebendo a mim. E quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. 49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós está a vosso favor”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Jó 1,6-22

A reação de Jó aos sofrimentos que recaem sobre ele é modelo de adoração autêntica. Quando a vida é tranquila e as circunstâncias são favoráveis, é fácil crer em Deus, mas é também fácil viver na ilusão. A prova, porém, tem uma força tremenda que pode nos distanciar de Deus provocando rebelião, blasfêmia e desespero.

Jó, privado de todos os seus bens, dos filhos e da saúde física, se põe diante de Deus e reza: “o Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor”. 

Na provação, Jó permaneceu fiel. Não entendia o motivo de tudo o que lhe acontecia, mas permaneceu em adoração a Deus. Ele reconheceu que o Senhor pode dar e tirar, porque tudo lhe pertence. Esta é a verdadeira adoração, fundada sobre um senso profundo da própria pobreza radical. O homem não possui nada; ele é somente um administrador dos dons que pertencem a Deus. 

A fidelidade de Jó permanece para nós um ideal, uma meta difícil de alcançar, que pode parecer pura utopia. Mas temos conosco e em nós a força de Cristo, que por nós aceitou a vontade do Pai até as últimas consequências. Peçamos a Cristo que nos dê o amor que Ele tem pela vontade de Deus. Assim provação alguma poderá nos distanciar de Deus.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso