SEXTA-13TC

6ª FEIRA DA 13ª SEMANA COMUM

05/07/202

Sto. Antônio Maria Zaccaria

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Amós 8,4-6.9-12

Salmo Responsorial 118 (119) R- O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus! 

Evangelho Mateus 9,9-13 

Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse- lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu-o. 10Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?” 12 Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. 13 Ide, pois, aprender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”. 


Meu irmão, minha irmã! 

Mt 9,9-13

Jesus não somente perdoa os pecados; Ele transforma os pecadores. Ele fez de Mateus, um publicano, explorador e ladrão em seu discípulo e um evangelista. Não nos esqueçamos que o relato de hoje é do Evangelho segundo Mateus.

O sistema de arrecadação de impostos através de intermediários, ou seja, de publicanos a serviço dos romanos prestava-se a todo tipo de abuso. Por isso os publicanos eram odiados e considerados pecadores públicos. Jesus não só chamou o publicano Mateus a ser seu discípulo, mas aceitou os seus comparsas para uma refeição comum. Foi isso que escandalizou os fariseus. 

A resposta de Jesus é desconcertante: não são os que tem saúde que precisam do médico, mas os doentes. Com essa resposta, Jesus desmascara a hipocrisia de quem se julga santo. Para receber a salvação, é preciso se reconhecer necessitado de ser salvo. A autossuficiência é o pecado do doente que esconde a ferida do médico.

A resposta de Jesus não deve levar a pensar que ele tolere o pecado: exatamente o contrário. Jesus luta contra o pecado, mas não luta contra o pecador. Em vez de excomungar os pecadores, Jesus prefere estender a eles a mão para os reintegrá-los na comunidade humana e na amizade com Deus. A conversão é, portanto, necessária para todos.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso