QUARTA-7TP

4ª FEIRA DA 7ª SEMANA T.P.

15/05/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos 20,28-38

Salmo Responsorial: 67(68) R-Reinos da terra, cantai ao Senhor.

Evangelho: João 17,11b-19

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Jo 17,11-19

Jesus está para partir deste mundo para o Pai. Antes, porém, ele pronuncia uma bela e encorajante oração de intercessão: Ele reza por nós. É significativo o modo como ele intercede: ele levanta os olhos ao céu, e clama ao Pai em voz alta. Ele está na iminência de sofrer a paixão, de ser morto na cruz. Experimenta em sua carne toda a hostilidade e ódio do mundo. Sabe que nós deveremos também enfrentar os perigos e as ameaças do mundo que se opõe a Jesus. Como os israelitas que foram libertados da escravidão do Egito tiveram que atravessar o deserto perigoso e hostil até chegar a pátria, assim nós devemos Jesus sabe que nós fomos resgatados do pecado e devemos enfrentar os muitos perigos desta vida até chegar à pátria definitiva. Por isso, Jesus intercede pedindo para nós proteção: Pai santo, guarda-os em teu nome. 

Até agora, Jesus protegeu os seus discípulos dos muitos perigos, mas agora que Ele parte, ele pede ao Pai que nos proteja e cuide de nós. Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu. Pai santo, guarda-os em teu nome.

Jesus não pede para nós a segurança física: isso nem Ele teve e nunca pediu para si! A proteção que Ele pede para nós é que não percamos a vida eterna: Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição. Jesus pede ao Pai para que nós sejamos protegidos da deserção da fé. Perder a fé em Deus é o que pior pode nos acontecer, porque sem fé nós nos perdemos para a eternidade.

Jesus tampouco pede para nós que sejamos preservados do sofrimento e da morte: isso também não foi poupado ao Filho! Neste mundo teremos que suportar e vencer todo tipo de tentação, assim como os israelitas tiveram que lutar contra as tentações no deserto. Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Quando rezamos o Pai-nosso não pedimos que Deus nos tire as tentações, mas que Ele não nos deixe cair na tentação!

Nós vivemos neste mundo, mas não vivemos para este mundo! Se vivermos neste mundo, fechados neste mundo passageiro seremos dominados pelo príncipe deste mundo, o Maligno. Vivemos neste mundo para chegar à pátria eterna. Por isso a nossa morte ganha do mesmo sentido da morte de Jesus: é um ir ao Pai.

Jesus pede para nós o dom da unidade: unidos no amor mútuo, participamos do amor que o Pai tem pelo Filho e que o Filho tem pelo Pai. A unidade que Jesus pede para nós se fundamenta na unidade de amor que há entre Pai e Filho: Pai Santo, guarda-os em teu nome para que eles sejam um assim como nós somos um.

A palavra “mundo” tem três significados: é o reino do maligno: o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. O “mundo” é o lugar onde peregrinamos e no qual deveremos lutar contra as tentações: Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Por fim, “mundo” é o lugar de nossa missão. Da mesma maneira como o Filho foi enviado ao mundo, também nós somos enviados ao mundo para dar testemunho de Jesus: Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso 

.