SEXTA-FEIRA DA 3ADV

6ª FEIRA DA 3ª SEMANA DO ADVENTO – ANO A

16/12/2022 

 

 LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Isaías 56,1-3a.6-8

 

Salmo Responsorial 66(67)R- Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

 

Evangelho de João 5, 33-36

33-Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.



Meu irmão, minha irmã!


Jo 5,33-36

Podemos nos perguntar: por que o menor no Reino de Deus é maior do que João Batista? A razão dessa superioridade está na nova criação. O Reino trazido por Cristo significa para nós uma nova criação: somos recriados como filhos de Deus. Essa é a maravilha que Deus preparou para nós: o Filho nos faz participar da sua filiação divina como um dom gratuito que nos é dado de modo surpreendente. 

Assim é a fecundidade de Nossa Senhora: sua fecundidade natural de mulher é transfigurada de tal modo que ela gera o Filho de Deus! Assim acontece também conosco, a nossa geração natural é transfigurada na participação da geração do Filho Unigênito de Deus.

Tempo do Advento é tempo para aprofundar a nossa admiração pela nossa filiação divina na qual somos gerados para o Reino de Deus. Que Nossa Senhora nos ajude a cantar não somente as maravilhas que o Senhor realizou nela, mas também nas maravilhas que o Senhor quer realizar em nossa vida.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso