Salmo: Isaías 12- Com alegria beberei do manancial da salvação
2ª Leitura:
1 João 5,1-9
Evangelho:
Marcos 1,7-11
Naquele tempo João Batista pregava dizendo: “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo”.9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João, no rio Jordão. 10 Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11 E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti está o meu agrado”.
Prezados irmãos e irmãs!
Com a celebração do Batismo do Senhor, encerra-se o “Ciclo do Natal”. Jesus inicia sua vida pública recebendo o “Batismo da Penitência” de João Batista, isto para cumprir o Projeto da Salvação elaborado pelo Pai! Jesus inicia a sua caminhada messiânica e nós somos desafiados a seguir suas Catequeses. Deixemo-nos ensinar pela Vida e pelas Palavras de sua pregação. Ele assume o Batismo de João, mas saindo das águas do rio Jordão, recebe o Espírito Santo e ouve a declaração do Pai: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu benquerer”.
O Batismo de Jesus remete-nos para o nosso batismo e para o fato de sermos declarados filhos como “filhos queridos” de Deus Pai! Isto não é poesia descomprometida: Ele nos acolhe como filhos e nós o somos de fato (1Jo 3,1).
A Palavra de Deus em Is 42,1-4.6-7 nos fala do “Servo de Javé”, descrevendo a figura do futuro Messias, “que não quebrará o caniço rachado e não apagará a mexa que ainda fumega”! Ele resgata o último fio de esperança que ainda subsiste no coração humano!
E At 10,34-38 – Jesus, ungido pelo Espírito Santo, faz o bem a todas as pessoas necessitadas sem distinção alguma. O Apóstolo Pedro hospeda-se na casa de um curtidor de peles e, depois, na casa do centurião Cornélio, militar romano, para anunciar-lhe a Palavra de Deus.
E no evangelho de Lc 3,15-16.21-22 - João Batista batiza, mas anuncia que não é o Messias, mas o encarregado de abrir-lhe o caminho: “Ele vos batizará no espírito e no fogo (...) e o Espírito Santo desceu na forma visível de uma pomba... e o Pai o declarou como seu Filho amado!”
Concluindo: assim como Jesus foi chamado pelo Pai, nós também, eleitos de Deus, somos chamados para que sejamos seu sinal em meio à sociedade, para que nosso testemunho de amor se faça ouvir pelas ruas, para que tenhamos esperança pela cana rachada e façamos o possível para reacender o pavio que ainda fumega para que sejamos luz das nações.
O Batismo que recebemos já não é mais um simples ritual de purificação, mas a ação do próprio Espírito que inflama seus filhos por nós quando as palavras nos faltam. Amém.
Ângela Guenka
1ª-Leitura:
(Essas leituras não são obrigatórias. Podem ser feitas as mesmas todos os anos. O que muda é apenas o Evangelho)
ANO A- Isaías 42,1-4.6-7
Salmo 28(29) R- Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
ANO B- Isaías 55,1-11
Salmo: Isaías 12- Com alegria beberei do manancial da salvação