SÁBADO-14TC

SÁBADO DA 14ª SEMANA COMUM

13/07/2024

Sto. Henrique

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Isaías 6,1-8

Salmo Responsorial 92 (93) Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor. 

Evangelho Mateus 10,24-33 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre; e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”. – Palavra da salvação.

 

Meu irmão, minha irmã!

Mt 10,24-33

O discípulo não deve se escandalizar nem ficar surpreso com a incompreensão e com a perseguição por causa de Jesus. Foi o que aconteceu com o mestre, e o discípulo não tem porque esperar outra coisa. Se perseguiram o mestre, se o chamaram de Belzebul, o que farão com os seus discípulos? 

Muitos são os discípulos de Jesus que são perseguidos exatamente porque são cristãos. Dados estatísticos revelam que hoje 360 milhões de cristãos são perseguidos por causa de sua fé. Isso significa que um em cada sete cristãos sofre perseguição.

Em qualquer situação ou lugar, é importante que os cristãos tenham plena consciência de que no próprio nome está presente o mistério da cruz de Cristo. Carregar o nome “cristão” foi e sempre será uma graça exigente e arriscada. De fato, “quem se gloria, no Senhor se glorie”.

O que está oculto será revelado. Inicialmente o evangelho era anunciado para um grupo limitado de pessoas. Jesus instrui poucas pessoas, mas esse anúncio que se restringe inicialmente para os doze deverá, depois, ser divulgado em plena luz do dia, sobre o telhado, ou seja, para todos, publicamente. 

A mensagem de Jesus não é esotérica, ou seja, reservada somente para uma elite privilegiada, enquanto que os outros seriam mantidos na ignorância da mensagem total e integral do Evangelho. Inicialmente o evangelho se restringiu a um grupo limitado de doze, mas isso não foi para que eles se apossassem de um conhecimento privilegiado e exclusivo. Pelo contrário, o próprio Jesus diz que o que é dito na escuridão deverá ser proclamado sobre os telhados.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso