SÁBADO-14TC

SÁBADO DA 14ª SEMANA COMUM

13/07/2024

Sto. Henrique

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Isaías 6,1-8

Salmo Responsorial 92 (93) Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor. 

Evangelho Mateus 10,24-33 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre; e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”. – Palavra da salvação.

 

Meu irmão, minha irmã!

Is 6,1-8

A manifestação de Deus cria uma sensação de plenitude que se exprime com imagens também de plenitude: o manto de estende sobre todo o templo, a fumaça o enche e a glória divina enche a terra. Enchem e transbordam porque o Senhor e sua presença não podem se limitadas pelos espaços finitos. O Senhor se encontra sentado como rei. A sua corte celeste são os serafins: eles estão de pé e se cobrem respeitosamente. Entoam um canto alternado.

Isaías sente a sua pequenez limitada, incapaz de abranger em vida a grandeza do Senhor. Mais ainda, ele sente a sua pequenez ética diante do todo santo. Reconhece-se pecador e solidário com o povo pecador. Isaías experimenta um profundo respeito ante a manifestação divina que ocorre no templo. Ele exclama: “ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”.

O temor de Deus é um sentimento complexo. Nele confluem várias atitudes: a reverência, a obediência, a adesão profunda, o amor. É o mesmo sentimento que está presente em todo o Magnificat de Maria. “Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre todos os que o temem”. 

Porque Isaías experimente grande temor de Deus, ele é purificado. Trata-se de uma ação divina eficaz que apaga os seus pecados. Os lábios são tocados pela brasa retirada do altar porque os lábios são o órgão da pregação profética.

Uma lição importante podemos receber da visão de Isaías. Se nós nos deixarmos permear pelo temor sagrado, podemos ter confiança na misericórdia divina. O temor de Deus nos livra da falsa familiaridade com Deus, que não reconhece a sua grandeza infinita e sua santidade. Ao mesmo tempo do temor de Deus atrai a sua misericórdia.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso